<strong>ESTRATÉGIAS DE ORIENTAÇÃO PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA</strong>

Autores

  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado UNICAP/PUCSP

Palavras-chave:

Estratégias de orientação, Educação a distância, Design educacional, Prática do professor, Intencionalidade pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta e analisa algumas estratégias de orientação voltadas para a prática pedagógica do professor que atua no contexto da Educação a Distância em larga escala. Enfatiza o desenvolvimento do design educacional em uma perspectiva que assegura um equilíbrio entre a organização didática e material previamente produzido para cursos em um ambiente virtual e a natural flexibilidade da mediação pedagógica para cada professor em suas respectivas turmas. Assim, a orientação pedagógica desenvolveu estratégias para favorecer aos professores a compreender o significado do equilíbrio entre unicidade e multiplicidade (livre e plural) de ações pedagógicas envolvidas no curso. Essa vivência permitiu ressignificar o dinamismo do processo de design educacional, agregando no “re-design” a importância do envolvimento coletivo e do trabalho construído em parceria entre os profissionais.

Biografia do Autor

Maria Elisabette Brisola Brito Prado, UNICAP/PUCSP

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, Mestre em Educação e Pedagoga pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua como docente do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo UNIBAN, Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Informática aplicada à Educação NIED da UNICAP e Orientadora Pedagógica do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias da PUCSP.

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