EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DE ADULTOS E COMUNICAÇÃO: UM ESTADO DA ARTE 1999 A 2006

Michelle Prazeres

Resumo


Este artigo tem como objetivo examinar teses e dissertações cujos objetos se referem à subárea Educação e Comunicação dentro da temática Educação não escolar de adultos, defendidas entre os anos de 1999 e 2006 em programas de pós-graduação em Educação, Ciências Sociais e Serviço Social de Universidades brasileiras. São 12 produções discentes sobre estes dois campos, seus instrumentos, práticas e métodos e sobre as possibilidades de interação entre eles. Traçamos um panorama quantitativo das produções (número de trabalhos, anos em que foram produzidos e estados e regiões do país das universidades a que estão vinculados e caráter - público ou privado – destas). Este primeiro exame apontou que a maior parte dos estudos foi desenvolvida na região sudeste e em universidades públicas. Num segundo momento, um panorama analítico do conteúdo buscou mapear os principais conceitos, abordagens teóricas e metodológicas empenhados nas produções sobre educação e comunicação e os agentes do processo educativo abordados. Este segundo olhar apontou que, em geral, a relação entre os dois campos tem como contexto as questões de cidadania e cultura, sociedade (e socialização) e participação. Em grande parte dos estudos, o objeto é um instrumento de comunicação popular, abordado a partir de seu processo de produção enquanto processo educativo, de emancipação e intervenção na vida pública (ou em comunidade). A comunicação é abordada, majoritariamente, como instrumento de formação da consciência na ação.

Palavras-chave


educação, comunicação, participação, cultura, cidadania

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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