A INFLUÊNCIA DO PAPEL DO TUTOR NA INTERAÇÃO EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO: UM ESTUDO EM EAD COM BASE NA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

Neuza Pedro, Fernanda Razera

Resumo


Os fóruns de aprendizagem online constituem-se como uma das ferramentas educativas digitais mais utilizadas na educação a distância para estimular o debate e a construção colaborativa do conhecimento entre os estudantes. Nestes, o tutor pode, de acordo com o desenho pedagógico do curso, desempenhar um papel mais ativo ou passivo nos fóruns. Neste trabalho, pretendeu-se comparar a configuração assumida pelas redes sociais formadas com base nas interações desenvolvidas em fóruns online, considerando a intervenção desempenhada pelo tutor. Para análise, esta investigação considerou as 1586 interações estabelecidas entre os participantes de 16 fóruns online de um curso de pós-graduação de uma instituição de ensino superior portuguesa. Os fóruns selecionados foram divididos em duas categorias em função da participação ativa ou passiva do tutor. A análise de redes sociais foi selecionada como método de análise dos dados. Os resultados obtidos sinalizam a existência de diferenças na comunicação estabelecida entre os estudantes de acordo com o papel exercido pelo tutor, fornecendo assim dados relevantes para uma melhor compreensão do comportamento das redes de aprendizagem constituídas online.

Palavras-chave


Análise de Redes Sociais. E-learning. Educação a distância. Fóruns Online. Tutoria online

Texto completo:

PDF

Referências


ALEJANDRO, Velázquez Álvarez O.; NORMAN, Aguilar Gallegos. Manual introdutório à análise de redes sociais: medidas de centralidade. Toluca: Universidade Autônoma Del Estado de México, 2006.

ANDERSON, Terry. E-Moderating: The Key to Teaching and Learning Online by Gilly Salmon. International Journal of E-Learning & Distance Education, v. 15, n. 1, p. 99-101, 2000.

COTO, Mayela. A Distributed Community of Practice to Facilitate Communication: Collaboration, and Learning among Faculty. New York: IGI Global, 2014.

DAVID, Priscila Barros; CASTRO-FILHO, José Aires. Sistema de análise de interações contingentes: uma contribuição para práticas interativas em cursos a distância. Revista e-Curriculum, v. 8, n. 1, p.1-28, 2012.

GARCIA, Pedro; PEDRO, Neuza. Interação Online e Resultados Académicos: Uma relação inexistente, positiva ou prejudicial? In: Congresso Internacional das TIC na Educação, 3., 2014, Lisboa. Anais eletrônicos... Lisboa: Instituto de Educação, 2014. p. 38-46. Disponível em: . Acesso em: 1 jul. 2017.

GOOLD, Annegret; COLDWELL, Jo; CRAIG, Annemieke. An examination of the role of the e-tutor. Australasian Journal of Educational Technology, v. 26, n. 5, p. 704-716, 2010.

GULDBERG, Karen; PILKINGTON, Rachel. Tutor roles in Facilitating Reflection on Practice Through Online Discussion. Educational. Technology & Society, v.10, n.1, p. 61-72, 2007.

JONASSEN, David. H. Handbook of research on educational communications and technology. Denver: Taylor & Francis, 2004.

LIMA, Luisa; MEIRINHOS, Manuel. Interacções em fóruns de discussão com estudantes do ensino secundário: uma análise sociométrica. In: VII Conferência Internacional de TIC na Educação – CHALLENGES 2011. Anais ... da Braga: Universidade do Minho, 2011. p. 1069-80.

MAZZOLINI, Margaret; MADDISON, Sarah. When to jump in: The role of the instructor in online discussion forums. Computers & Education, v. 49, n. 2, p. 193-213, 2007.

PEDRO, Neuza; MATOS, João Felipe. Social network analysis como ferramenta de monitorização da comunicação e interacção online: o exemplo de uma iniciativa de e-learning no ensino superior. In: VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO – CHALLENGES 2009. Anais ... Braga: Universidade do Minho, 2009. p. 1219-1235.

SALMON, Gilly. E-moderating: The Key to Teaching and Learning Online. London: Routledge, 2012.

SCHELLENS, Tammy; VALCKE, Martin. Collaborative learning in asynchronous discussion groups: What about the impact on cognitive processing? Computers in Human behavior, v. 21, n. 6, p. 957-975, 2005.

SCOTT, John. Social Network Analysis: A handbook. London: SAGE Publications, 2000.

SOLLER, Amy. Supporting social interaction in an intelligent collaborative learning system. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 12, p. 40-62, 2001.

SONG, Liyan; MCNARY, Scot W. Understanding Students' Online Interaction: Analysis of Discussion Board Postings. Journal of Interactive Online Learning, v. 10, n. 1, p. 1-14, 2011.

WANG, Minjuan. Correlational analysis of student visibility and performance in online learning. Journal of Asynchronous Learning Networks, v. 8, n. 4, p. 71-82, 2004.

ZHANG, Tianyi, et al. Using online discussion forums to assist a traditional English class. International Journal on E-Learning, v. 6, n. 4, p. 623, 2007.




DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p467-493

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais