A INFLUÊNCIA DO PAPEL DO TUTOR NA INTERAÇÃO EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO: UM ESTUDO EM EAD COM BASE NA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p467-493

Palavras-chave:

Análise de Redes Sociais. E-learning. Educação a distância. Fóruns Online. Tutoria online

Resumo

Os fóruns de aprendizagem online constituem-se como uma das ferramentas educativas digitais mais utilizadas na educação a distância para estimular o debate e a construção colaborativa do conhecimento entre os estudantes. Nestes, o tutor pode, de acordo com o desenho pedagógico do curso, desempenhar um papel mais ativo ou passivo nos fóruns. Neste trabalho, pretendeu-se comparar a configuração assumida pelas redes sociais formadas com base nas interações desenvolvidas em fóruns online, considerando a intervenção desempenhada pelo tutor. Para análise, esta investigação considerou as 1586 interações estabelecidas entre os participantes de 16 fóruns online de um curso de pós-graduação de uma instituição de ensino superior portuguesa. Os fóruns selecionados foram divididos em duas categorias em função da participação ativa ou passiva do tutor. A análise de redes sociais foi selecionada como método de análise dos dados. Os resultados obtidos sinalizam a existência de diferenças na comunicação estabelecida entre os estudantes de acordo com o papel exercido pelo tutor, fornecendo assim dados relevantes para uma melhor compreensão do comportamento das redes de aprendizagem constituídas online.

Biografia do Autor

Neuza Pedro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Area Curriculo Didatica e Formação de Professores

Fernanda Razera

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Referências

ALEJANDRO, Velázquez Álvarez O.; NORMAN, Aguilar Gallegos. Manual introdutório à análise de redes sociais: medidas de centralidade. Toluca: Universidade Autônoma Del Estado de México, 2006.

ANDERSON, Terry. E-Moderating: The Key to Teaching and Learning Online by Gilly Salmon. International Journal of E-Learning & Distance Education, v. 15, n. 1, p. 99-101, 2000.

COTO, Mayela. A Distributed Community of Practice to Facilitate Communication: Collaboration, and Learning among Faculty. New York: IGI Global, 2014.

DAVID, Priscila Barros; CASTRO-FILHO, José Aires. Sistema de análise de interações contingentes: uma contribuição para práticas interativas em cursos a distância. Revista e-Curriculum, v. 8, n. 1, p.1-28, 2012.

GARCIA, Pedro; PEDRO, Neuza. Interação Online e Resultados Académicos: Uma relação inexistente, positiva ou prejudicial? In: Congresso Internacional das TIC na Educação, 3., 2014, Lisboa. Anais eletrônicos... Lisboa: Instituto de Educação, 2014. p. 38-46. Disponível em: <http://ticeduca2014.ie.ul.pt>. Acesso em: 1 jul. 2017.

GOOLD, Annegret; COLDWELL, Jo; CRAIG, Annemieke. An examination of the role of the e-tutor. Australasian Journal of Educational Technology, v. 26, n. 5, p. 704-716, 2010.

GULDBERG, Karen; PILKINGTON, Rachel. Tutor roles in Facilitating Reflection on Practice Through Online Discussion. Educational. Technology & Society, v.10, n.1, p. 61-72, 2007.

JONASSEN, David. H. Handbook of research on educational communications and technology. Denver: Taylor & Francis, 2004.

LIMA, Luisa; MEIRINHOS, Manuel. Interacções em fóruns de discussão com estudantes do ensino secundário: uma análise sociométrica. In: VII Conferência Internacional de TIC na Educação – CHALLENGES 2011. Anais ... da Braga: Universidade do Minho, 2011. p. 1069-80.

MAZZOLINI, Margaret; MADDISON, Sarah. When to jump in: The role of the instructor in online discussion forums. Computers & Education, v. 49, n. 2, p. 193-213, 2007.

PEDRO, Neuza; MATOS, João Felipe. Social network analysis como ferramenta de monitorização da comunicação e interacção online: o exemplo de uma iniciativa de e-learning no ensino superior. In: VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO – CHALLENGES 2009. Anais ... Braga: Universidade do Minho, 2009. p. 1219-1235.

SALMON, Gilly. E-moderating: The Key to Teaching and Learning Online. London: Routledge, 2012.

SCHELLENS, Tammy; VALCKE, Martin. Collaborative learning in asynchronous discussion groups: What about the impact on cognitive processing? Computers in Human behavior, v. 21, n. 6, p. 957-975, 2005.

SCOTT, John. Social Network Analysis: A handbook. London: SAGE Publications, 2000.

SOLLER, Amy. Supporting social interaction in an intelligent collaborative learning system. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 12, p. 40-62, 2001.

SONG, Liyan; MCNARY, Scot W. Understanding Students' Online Interaction: Analysis of Discussion Board Postings. Journal of Interactive Online Learning, v. 10, n. 1, p. 1-14, 2011.

WANG, Minjuan. Correlational analysis of student visibility and performance in online learning. Journal of Asynchronous Learning Networks, v. 8, n. 4, p. 71-82, 2004.

ZHANG, Tianyi, et al. Using online discussion forums to assist a traditional English class. International Journal on E-Learning, v. 6, n. 4, p. 623, 2007.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Artigos