ENSINO HÍBRIDO E MULTIMODALIDADE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS GAMIFICADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p646-672

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Descentralização.

Resumo

A cultura do hibridismo e da multimodalidade configura-se na convivência harmônica entre diferentes tecnologias analógicas e digitais, com momentos de interação em espaços presenciais físicos e online. O presente artigo trata sobre as possibilidades pedagógicas do modelo híbrido de ensino e a utilização de espaços multimodais em contextos educacionais gamificados e como a literatura sobre a temática apresenta o aluno diante desse contexto. Este estudo usa como metodologia a pesquisa bibliográfica, através de um processo de imersão no conhecimento existente e disponível sobre a temática para ampliar horizontes e inspirar novos estudos, fornecendo um marco de referências. O trabalho traz como principais contribuições científicas um estudo teórico bibliográfico significativo a respeito da personalização e descentralização dos espaços de aprendizagem que são possibilitadas pela utilização do hibridismo tecnológico e da multimodalidade, destacando conceitos, características e aplicabilidades e concepções a respeito do processo e do percurso cognitivo de aprender diante de um contexto social midiático onde as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) permitem uma nova configuração e designer do espaço educacional.

Biografia do Autor

João Carlos Diniz Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Mestre em educação (2018) pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Pós-graduação em docência do ensino técnico e profissional (2018) - UNIT; Especialista com o MBA em gestão estratégica de negócios (2008) - UFAL; Graduado em Administração (2006) - UFAL e Tecnólogo em turismo (2003) - CEFET/AL. Atua como professor de cusrsos de pós-graduação; graduação; técnico profissionalizante; e qualificação profissional nas modalidades presencial e EAD.

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura).

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Publicado

2019-06-28

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Artigos