EDUCAÇÃO, CONDIÇÃO HUMANA E LIBERDADE: UMA ABORDAGEM FREIREANA

Autores

  • Márcio Penna Corte Real Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1094-1109

Palavras-chave:

Educação, liberdade, humanização, ontologia freireana

Resumo

Este artigo problematiza o tema Educação, condição humana e liberdade no pensamento freireano. A exposição privilegia a alegoria da viagem e da imagem de leitura de excertos da obra de Paulo Freire. Levanta-se a hipótese da existência de uma ontologia – visão de ser humano – na obra do autor, necessária para o projeto de mundo, presente na concepção de Educação como prática da liberdade. Ao apresentar a contribuição da dinâmica de investigação dos temas geradores, sustenta que o modo de fazer educação, representado pela Pedagogia do oprimido, configura-se como Ação cultural para a liberdade. Tal ação cultural diz respeito à prática educativa dialógica, problematizadora, amorosa e corajosa o suficiente para levar os seres humanos – educadores (as) e educandas (os) – a refletirem sobre o seu mundo. A educação representa a possibilidade de humanização dos seres humanos, na conceituação de ontologia como ser mais. Argumenta-se, por um lado, que a teorização do humano em Freire apresenta-se como contribuição para organização das práticas educativas em diferentes cenários, da escola aos movimentos sociais. Por outro, respeita à produção do conhecimento educacional em uma perspectiva crítica, no âmbito da ação e da formação de professoras e professores. O empreendimento freireano pretende endereçar os seres humanos ao mundo para, juntos, dialogarem sobre suas situações-limite e sobre a boniteza de o lerem para dizer a sua palavra. O leitmotiv – o fio condutor e a razão de ser – da teorização freirena não é somente a educação, mas o amor radical aos seres humanos, ao mundo e à própria vida.

Biografia do Autor

Márcio Penna Corte Real, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Educação Artística – Licenciatura Plena, habilitação em Música; e Mestre em Educação pela UFSM. Doutor em Educação pela UFSC, com estágio de doutorado sanduíche na UFBA com bolsa do CNPq. Professor Associado na Faculdade de Educação da UFG e membro do Programa de Pós-Graduação em Educação/FE/UFG, atuando na linha de pesquisa Cultura e processos educacionais

Referências

ANDREOLA, Balduíno Antonio. Carta de Paulo Freire às educadoras e aos educadores do Rio Grande do Sul. In.: FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000, p. 15-25.

CORTE REAL, Márcio Penna. Círculos de cultura na investigação temática de músicas negras: organizando as práticas educativas. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2001.

______. ELIAS, Carime Rossi; GOMIDE, Cristina Helou. Dialogicidade e tema gerador: problematização teórico-metodológica para o ensino superior em três momentos pedagógicos. Signos, Fundação Alto Taquari de Ensino Superior. Ano 1 (1975) – Lajeado: Ed. Univates, ano 39, n.1, 2018, p. 179-194.

DE BASTOS, Fábio da Purificação. Investigação-ação educacional emancipatória e prática educacional dialógica em ciências naturais. 1995. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Instituto de Física da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In.: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, p. 5-11.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

______. Pedagogia do oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

______. Educação e atualidade brasileira. 2 ed. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2002.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP. 2000.

______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

______. Apresentação. In.: GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997, p. IX-X.

GRABAUSKA, Claiton José; DE BASTOS, Fábio da Purificação. Investigação-ação educacional: possibilidades críticas e emancipatória na prática educativa. Revista eletrónica HEURESIS de Investigación Curricular e Educativa. Cadiz: v.1, n.2, 1998. Disponível em http://www2.uca.es/HEURESIS/acuerdo. Acessado em: 2000.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Porto Alegre: L&PM, 2001.

RÁDIO NEDERLAND. Programa radiofônico: Paulo Freire o andarilho da utopia. Holanda, s.d.

ROMÃO, José Eustáquio. Contextualização: Paulo Freire e o Pacto Populista. In.: FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. 2 ed. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2002, p. XIII-XLIII.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"