NARRATIVAS E DIÁLOGOS ACERCA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ENTREVISTA COM CARLOS RODRIGUES BRANDÃO

Autores

  • Maurício Cesar Vitoria Fagundes Universidade Federal do Paraná, Curitiba http://orcid.org/0000-0003-3623-2973
  • Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Carlos Rodrigues Brandão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p937-961

Palavras-chave:

Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire, Educação Popular

Resumo

Carlos Rodrigues Brandão é mestre em Antropologia, doutor em Ciências Sociais, livre docente em Antropologia do Simbolismo e possui pós-doutorado na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor colaborador do POSGEO da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor visitante da Universidade Estadual de Goiás. Nesta entrevista, concedida a Margarete Sampaio e Maurício Fagundes, Brandão coloca em tela sua trajetória, elementos que antecederam e processos que constituíram Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Destaca que a obra, alicerçada na Educação como Prática da Liberdade, anuncia uma pedagogia da luta e da esperança, esteada na educação popular, marcada por princípios freireanos de uma educação que tem como função social não apenas ilustrar as pessoas, mas também contribuir para que se tornem críticas e partícipes de processos de transformação do mundo. Provocado a anunciar pistas de esperança, inspira-se em Freire e reitera a necessidade de transformar mentes, tendo como horizonte a pedagogia do oprimido, princípio educativo da educação popular. Os relatos de Brandão destacam que a obra freireana gera inquietações, inspirações, transformações, sonhos e esperanças na emancipação humana. Brandão instiga a busca pelo entendimento de Pedagogia do Oprimido como obra e como princípio educativo, a partir de seu próprio testemunho de vida

Biografia do Autor

Maurício Cesar Vitoria Fagundes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba

Professor Associado da Universidade Federal do Paraná -Setor Litoral - UFPR Litoral, Dr. em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino - Mestrado Profissional e Docente do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Coordenador do Grupo de Pesquisa Universidade Escola. Membro do Grupo de pesquisa Formação de Professores Ensino e Avaliação e integra a Rede Freireana de Pesquisadores, vinculada à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP.

Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em PEDAGOGIA, pela Universidade Federal do Ceará (1983). Mestre em EDUCAÇÃO BRASILEIRA, pela Universidade Federal do Ceará (1998). Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Tem estudos e experiências em Educação, com ênfase em didática, currículo, coordenação pedagógica, formação de professores e Paulo Freire. Faz parte do Centro Paulo Freire - estudos e pesquisas e da Cátedra Paulo Freire, sediados na UFPE. Integra a Rede Freireana de Pesquisadores, vinculada à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Realizou o Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), sob a orientação da Profa. Dra. Ana Maria Saul.

Carlos Rodrigues Brandão, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Licenciado em psicologia e Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965); mestre em antropologia pela Universidade de Brasília (1974). doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1980); livre docente em antropologia do simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela. É "fellow" do St. Edmunds College da Universidade de Cambridge. Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor colaborador do POSGEO da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor visitante da Universidade Estadual de Goiás. Possui experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação, com foco na educação popular É Comendador do Mérito Científico pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás, doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Lujan (Argentina), professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia, e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. Escreveu artigos e livros nas áreas de antropologia, educação e literatura.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"