CAPITAL CULTURAL, LETRAMENTO E FÁBRICAS DE CULTURA EM SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1332-1348

Palavras-chave:

Capital cultural, Letramento, Sucesso escolar, Atividades culturais, Políticas públicas.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de registrar os resultados obtidos na pesquisa de Dissertação de Mestrado do Programa de Educação: História, Política, Sociedade, intitulada “Capital cultural e letramento – participantes do Programa Fábricas de Cultura em São Paulo” (MONTEIRO, p. 12-122, 2017). A referida pesquisa foi construída a partir de um referencial teórico pautado nas ideias de Pierre de Bourdieu, Bernard Lahire e na Teoria do Letramento, e teve como proposta compreender o Projeto Espetáculo da Fábrica de Cultura do Jardim São Luís, por um lado, como atividade de contraturno escolar e, por outro, como um espaço promotor de capital cultural. Ao desenvolver o conceito de capital cultural e sua incorporação pelas atividades do Projeto analisou-se, também, a contribuição do aumento do volume desse capital para o letramento dos participantes. A pesquisa estabeleceu categorias de análise para compreender a incorporação do capital cultural como forma de desenvolver habilidades e competências definidas como importantes ao letramento. Pretende-se, assim, expandir as conclusões que possibilitaram afirmar a hipótese levantada durante a referida dissertação: o Projeto Espetáculo, do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, pode contribuir à superação dos déficits originários do capital cultural de jovens estudantes e, como consequência, promover melhoras no grau de letramento dos participantes.

Biografia do Autor

Heloisa Marcassa Monteiro, PUC-SP

Mestre em EHPS - PUC-SP, Psicóloga - FMU-SP, Licencianda em Letras - PUC-SP  

Leda Maria de Oliveira Rodrigues, PUC-SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Sou pedagoga pertenço ao Departamento de Fundamentos da Educação Faculdade de Educação-PUC-SP

Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, História, Política, Sociedade: PEPG em EHPS-PUC-SP

Pedagogia-PUC-SP 1975

Mestrado em Psicologia Social PUC-SP 1989

Doutorado em Psicologia Social USP 1994

Pós-DOC: École des Haustes Études en Sciences Sociales Paris - 1997

Linha de pequisa: Educação, Desigualdades Sociais e Diversidade

Grupo de Pesquisa- Moviementos Migratórios e Educação

Projeto de Pesquisa - Ensino Superior-Desigualdades Sociais: Acesso, Permanência e Desafios

Referências

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs.). Escritos de educação. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998a. p. 39-64.

BOURDIEU, Pierre. Os três Estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs.). Escritos de educação. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998b. p. 71-79.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionai s/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf. Acesso em: 20 out. 2017.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 1997.

MONTEIRO, Heloisa Marcassa. Capital cultural e letramento: participantes do Programa Fábricas de Cultura em São Paulo. Orientadora: Leda Maria de Oliveira Rodrigues. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930/1973). 8. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1986.

SEADE. Evolução do IVJ 2000/2005. São Paulo, mai. 2007. Disponível em: http://produtos.seade.gov.br/produtos/ivj/ivj_2000_05.pdf. Acesso em: 12 abr. 2017.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.7

Downloads

Publicado

2019-09-28

Edição

Seção

Artigos