UM CURRÍCULO INCLUSIVO EM UMA ESCOLA QUE ASSEGURAO SUCESSO PARA TODOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p827-851

Palavras-chave:

Currículo inclusivo, Justiça como equidade, Competências-chave, Sucesso para todos, Educação para a cidadania.

Resumo

Entendendo o currículo inclusivo no quadro de uma educação equitativa para todos, assumimos que garantir o sucesso educacional para todos implica repensar e desenhar os saberes indispensáveis que configuram a educação desejável para todos os cidadãos. Nesse contexto, as competências-chave para a vida (key competences for lifelong learning), adequadamente contextualizadas, supõem um novo quadro de referência para a seleção do que é considerado relevante, a partir da proposta francesa do “socle commun” (BOLÍVAR, 2015a; DUBET, 2005). Uma teoria da justiça como equidade pode servir de base para tal proposta. Em terceiro lugar, consideramos que um currículo inclusivo não pode ficar limitado ao nível da sala de aula, tem que corresponder a uma resposta conjunta da escola. Finalmente, uma escola para a inclusão deve mobilizar o capital social ao serviço da melhoria, numa perspectiva comunitária.

Biografia do Autor

Antonio Bolivar, Universidade de Granada (España)

Catedrático de Universidad de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad de Granada (España). Ha participado, como director o miembro de equipo, en más de veinte de Proyectos de investigación.Tiene varios centenares de publicaciones, Editor  de la Revista“Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado”. http://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado

Referências

AINSCOW, Mel; DYSON, Alan; GOLDRICK, Sue; WEST, Mel. Promoviendo la equidad en educación. Revista de Investigación en Educación, v.11, nº 3, 2013, p.32- 43. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4735222.pdf. Acesso em: 18 jul. 2019.

BOLÍVAR, Antonio. Equidad educativa y Teorías de la Justicia. Revista Electrónica Iberoamericana de Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (REICE), v. 3, nº 2, 2005a, p. 42-69. Disponível em: https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/5555. Acesso em: Acesso em: 18 jul.

BOLÍVAR, Antonio. De “la escuela no importa” a la escuela como unidad base de mejora. Punto.edu (Revista de CIPES para la Gestión Educativa), 15 (marzo), 2005b, p 28-33. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/155/15550741002.pdf. Acesso em: 22 maio 2019. BOLÍVAR, Antonio. Competencias básicas y currículo. Madrid: Ed. Síntesis, 2010.

BOLÍVAR, Antonio. Educación para la ciudadanía, competencias básicas e equidad. Espaço pedagógico, v. 16, nº 2, 2009, p. 135-154. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281405841_Educacion_para_la_ciudadania_competencias_basicas_y_equidad. Acesso em: 20 jun. 2019.

BOLÍVAR, Antonio. Justicia social y equidad escolar. Una revisión actual. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, v.1, nº 1, 2012, p. 9-45. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/308. Acesso em: 18 jun. 2019.

BOLÍVAR, Antonio. Un currículum común consensuado en torno al Marco Europeo de Competencias Clave. Un análisis comparativo con el caso francés. Avances en Supervision Educativa, nº. 23, 2015a, p.1-35. Disponível em: https://avances.adide.org/index.php/ase/article/view/25. Acesso em: 17 maio 2019. BOLÍVAR, Antonio. The Comprehensive School in Spain: A Review of its Development Cycle and Crises. European Educational Research Journal, v. 14 nº 3-4, 2015b, p. 347-363. DOI: https://doi.org/10.1177/1474904115592496 BOLÍVAR, Antonio. Una dirección escolar con capacidad de liderazgo pedagógico. Madrid: La Muralla, 2019. COLL, César. Lo básico de la educación básica. Reflexiones en torno a la revisión y actualizaciónb del currículo de la educación básica. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 8, nº 1, 2006, p. 1-17. Disponível em: https://redie.uabc.mx/redie/article/view/139. Acesso em: 17 abr. 2019.

DARLING-HAMMOND, Linda. El derecho de aprender. Crear buenas escuelas para todos. Barcelona. Ariel, 2001. DUBET, François. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, v. 34 nº 123, 2004, p. 539-555. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742004000300002 DUBET, François. La escuela de la igualdad de oportunidades. ¿Qué es una escuela justa?. Barcelona: Gedisa, 2005. [Edic. port.: O que é uma escola justa? – A escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008]. ECHEITA, Gerardo. Educación inclusiva. Sonrisas y lágrimas. Aula Abierta, nº 46, 2017, p. 17-24. Disponível em: https://www.unioviedo.es/reunido/index.php/AA/article/view/11982. Acesso em: 17 abr. 2019.

FERNANDES, Preciosa; LEITE, Carlinda; MOURAZ, Ana; & FIGUEIREDO, Carla. Curricular contextualization: Tracking the meanings of a concept. The Asia-Pacific Education Researcher, v. 22, n. 4, p. 417-425, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s40299-012-0041-1

FRASER, Nancy. Escalas de justicia. Trad. de A. Martínez Riu, Barcelona: Herder, 2008

HARGREAVES, Andy; FULLAN, Michael. Capital Profesional. Transformar la enseñanza en cada escuela Madrid: Morata, 2014. HIRST, Paul. A curriculum for social justice. Australian Educational Researcher, v. 17, nº 2, 1990, p. 45-52. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF03219472. Acesso em: 17 abr. 2019. LUMBY, Jacky. How can we understand educational leadership for equity and learning. Journal of Contemporay Educational Studies, nº 4, 2014, p. 48-72. LUMBY, Jacky; COLEMAN, Marianne. Leading for equality: Making schools fairer. London: Sage Publ., 2016.

MAC RUAIRC, Gerry; OTTESEN, Eli; PRECEY, Robin (Eds.).. Leadership for Inclusive Education. Rotterdam: Sense Publishers, 2013.

Ministère de l’Education Nationale, de l’Enseignement Superieur et de la Recherche (MEN). La base común de conocimientos y competencias. Paris: CNDP, 2006.

NÓVOA, Antonio. O espaço público da educação: Imagens, narrativas e dilemas. In: PROST, Antoine et al., Espaços de Educação, Tempos de Formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002, p. 237-263. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12424627.pdf. Acesso em: 21 jun. 2019.

PARRILLA, María Angeles; MUÑOZ-CADAVIV, María Amalia; SIERRA, Silvia. Proyectos educativos con vocación comunitaria. Revista de Investigación en Educación, v.3, nº 11, 2013, p. 15-31.

RAWLS, John. Teoría de la justicia. Trad. de Maria Dolores González. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 1978 [Edic. port.: Uma teoria da justiça. Trad. de Almiro Piseitta y Lenita M.R. Esteves. Sao Paulo: Martins Fontes, 2000]. RAWLS, John . Justiça como equidade: Una reformulação. Sao Paulo: Martins Fontes, 2003. SEN, Amartya: Nuevo examen de la desigualdad. Trad. de Ana María Bravo y rev. De Pedro Schwartz. Madrid: Alianza Editorial, 1995 [Desigualdade reexaminada. Tradução e apresentação de Ricardo Doninelli Mendes – 3ª ed.- Rio de Janeiro: Record, 2012].

SHAEFFER, S. (2019). Inclusive education: a prerequisite for equity and social justice. Asia Pacific Education Review (Online first). DOI: https://doi.org/10.1007/s12564-019-09598-w

SKLIAR, Carlos. Pedagogías de las diferencias. Buenos Aires: Noveduc/Perfiles, 2017. UNESCO. Rendir cuentas en el ámbito de la educación. Informe de seguimiento de la educación en el mundo 2017/8. Resumen. París: Unesco, 2017. Disponível em: http://www.ungei.org/resources/files/Spanish_Summary.pdf. Acesso em: 09 jun. 2019.

Publicado

2019-09-28

Edição

Seção

Dossiê Temático: Em busca da justiça curricular: as possibilidades do currículo escolar na construção da justiça social