UM CURRÍCULO INCLUSIVO EM UMA ESCOLA QUE ASSEGURAO SUCESSO PARA TODOS

Antonio Bolivar

Resumo


Entendendo o currículo inclusivo no quadro de uma educação equitativa para todos, assumimos que garantir o sucesso educacional para todos implica repensar e desenhar os saberes indispensáveis que configuram a educação desejável para todos os cidadãos. Nesse contexto, as competências-chave para a vida (key competences for lifelong learning), adequadamente contextualizadas, supõem um novo quadro de referência para a seleção do que é considerado relevante, a partir da proposta francesa do “socle commun” (BOLÍVAR, 2015a; DUBET, 2005). Uma teoria da justiça como equidade pode servir de base para tal proposta. Em terceiro lugar, consideramos que um currículo inclusivo não pode ficar limitado ao nível da sala de aula, tem que corresponder a uma resposta conjunta da escola. Finalmente, uma escola para a inclusão deve mobilizar o capital social ao serviço da melhoria, numa perspectiva comunitária.

Palavras-chave


Currículo inclusivo; Justiça como equidade; Competências-chave; Sucesso para todos; Educação para a cidadania.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p827-851

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