O DESENVOLVIMENTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1837-1854

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Formação de Professores, Paradigmas Educacionais.

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa realizada no programa de pós-graduação stricto-sensu em Educação Currículo na linha de pesquisa formação de Educadores da PUC-SP. Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns procedimentos didáticos que servirão de referência para os princípios das metodologias ativas, e sua articulação com o paradigma da educação que  fundamenta a sua efetivação. Diante do atual cenário, algumas alternativas têm sido propostas, na dimensão das metodologias ativas de aprendizagem, por apresentarem um conjunto de princípios e estratégias que buscam reconfigurar a ação docente e discente, a partir dos três paradigmas pedagógicos, a saber, o da instrução, o da aprendizagem e o da comunicação. Neste sentido a atuação do professor se apresenta como um interlocutor qualificado, criando condições para que seus alunos adquiram autonomia intelectual e social, ressignificando os procedimentos e as informações de tal modo que possam descobrir o mundo que o rodeia visando a sua transformação. O trabalho se desenvolveu no enfoque qualitativo e partiu da pesquisa bibliográfica. Utilizamos como referência os autores Rui Trindade, Ariana Cosme, Neide Noffs, José Manoel Moran, dentre outros. Esta pesquisa nos revelou que o modo de organizar e planejar a aula conhecida como convencional não mais atende as necessidades das crianças e  jovens presentes na escola contemporânea o que se propõe, são alternativas denominadas de metodologias ativas onde o aluno se torna protagonista no processo de ensino, interagindo de forma ativa com o espaço de aprendizagem.

Biografia do Autor

Neide de Aquino Noffs, PUC-SP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo Professora titular do departamento de formação docente gestão e tecnologias da Faculdade de Educação da  PUC-SP

Sidnei da Silva Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando em Educação Curriculo Puc- SP

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos