POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1509-1530

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias digitais, Tecnologias educacionais, Sociologia digital, Neil Selwyn.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo discutir o vínculo entre educação e tecnologias, fornecendo elementos para a crítica da educação digital, a partir da interlocução com o pensamento de Neil Selwyn. Como resultado, tem-se que o cerne do referido debate se encontra eivado por vícios explicativos e interpretativos que, no geral, derivam do determinismo tecnológico. Por fim, descrevem-se os princípios e os objetivos da sociologia digital, refletindo sobre o seu potencial analítico em relação às problemáticas que envolvem as apropriações escolares/educacionais das tecnologias de informação e comunicação. 

Biografia do Autor

Gilson Cruz Junior, Instituto de Ciências da Educação Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA).

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Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Artigos