POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1509-1530Palavras-chave:
Educação, Tecnologias digitais, Tecnologias educacionais, Sociologia digital, Neil Selwyn.Resumo
Este ensaio tem como objetivo discutir o vínculo entre educação e tecnologias, fornecendo elementos para a crítica da educação digital, a partir da interlocução com o pensamento de Neil Selwyn. Como resultado, tem-se que o cerne do referido debate se encontra eivado por vícios explicativos e interpretativos que, no geral, derivam do determinismo tecnológico. Por fim, descrevem-se os princípios e os objetivos da sociologia digital, refletindo sobre o seu potencial analítico em relação às problemáticas que envolvem as apropriações escolares/educacionais das tecnologias de informação e comunicação.
Referências
BOELLSTORF, Tom et al. Etnography and virtual worlds: a handbook of method. New Jersey: Princeton Press, 2012.
BUCKINGHAM, David. Precisamos realmente de uma educação para os meios? Comunicação & Educação, São Paulo, ano XVII, n. 2, jun/dez, p. 41-60, 2012.
MARRES, Noortje. Digital Sociology. Malden, MA: Polity, 2017.
MOROZOV, Evgeny. To save everything, click here: the folly of technological solutionism. New York: Publicaffairs Books, 2013.
SELWYN, Neil. Uso das TIC na Educação e a promoção de inclusão social: uma perspectiva crítica do reino unido. Campinas, Educação & Sociedade, vol. 29, n. 104, p. 815-850, 2008.
SELWYN, Neil. Education and technology: key issues and debates. New York: Continuum, 2011a.
SELWYN, Neil. Schools and schooling in digital age: a critical analysis. New York: Routledge, 2011b.
SELWYN, Neil. Distrusting Educational Technology. London: Routledge, 2013.
SELWYN, Neil. Is technology good for education? Cambridge: Polity Press, 2016.
SELWYN, Neil. Educação e tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, Gisele Martins dos Santos; ROSADO, Luis Alexande da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação e Tecnologias: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 85-102.
SELWYN, Neil. What is Digital Sociology. Cambridge, UK: Polity, 2019.
SELWYN, Neil et al. Toward a digital sociology of school. In: DANIELS, Jessie; GREGORY, Karen; MCMILLAN COTTOM, Tessie (Orgs.). Digital sociologies. Bristol: Policy Press, 2016. p. 147-162.
SELWYN, Neil; FACER, Keri. Introduction: the need for a politics of education and technology. In: SELWYN, Neil; FACER, Keri. The politics of education and technology: conflicts, controversies, and connections. New York: Palgrave Mcmillian, 2013. p. 101-125.
SIBILIA, Paula. A escola no mundo hiperconectado: redes em vez de muros? Matrizes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 195-211, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.