TECNOLOGIAS E LETRAMENTO VISUAL COM STOP MOTION NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS COM CARTAS NARRATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1531-1545Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Fotografia, Stop motion, Letramento visual.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que identifica a percepção de um grupo de docentes sobre a adoção de imagens e da linguagem fotográfica no contexto sala de aula. A pesquisa de abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2011; CHIZZOTTI, 2008), tem como métodos a observação participante e a análise das experiências ocorridas no âmbito de sala de aula, considerando as narrativas dos docentes participantes de um curso de formação continuada. Os resultados evidenciam que os sujeitos reconhecem a necessidade da aplicação das diferentes tecnologias em sala de aula para explorar variadas linguagens artísticas. Sendo assim, com a adoção da linguagem fotográfica e das tecnologias digitais em sala de aula, são apontadas inadequações pedagógicas e de estrutura física dos cenários educativos.
Referências
AFONSO, Diogo Rodrigues. A fotografia como instrumento de educação visual. Orientador: Marcos Rizolli. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Arte e História da Cultura, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Currículo e contextos de aprendizagem: integração entre o formal e o não-formal por meio de tecnologias digitais. Revista eCurriculum, São Paulo, v. 12, p. 1162-1188, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/20355/15390. Acesso em: 15 ago. 2018.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Ministério da Educação. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em: 28 ago. 2018.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramento digital: um lugar para pensar em internet, educação e oportunidades. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EDUCAREDE, 3., São Paulo, 2006. Anais... São Paulo: CENPEC, 2006.
CAMAS, Nuria Pons Vilardell; MANDAJI, Monica; RIBEIRO, Renata Aquino; MENGALLI, Neli Maria. Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para o nosso século. Revista Reflexão & Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 2, p. 179-198, jul./dez. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3834. Acesso em: 15 out. 2018.
CARVALHO, Jailson Araujo. Tecnologia e ensino de teatro: diálogos para além da sala de aula. Orientador: José Mauro Barbosa Ribeiro. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes – Prof-Artes) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
DONDIS, Donis. A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FOFONCA, Eduardo. Entre as práticas de (multi)letramento e os processos de aprendizagem ubíqua da cultura digital: as percepções estéticas de educadores das linguagens. Orientador: Marcos Rizolli. 2015. 190 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Arte e História da Cultura, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
GALKOWSKI, Andrei Rafael. A fotografia e a linguagem de animação na formação do professor de arte: entre percepções da linguagem fotográfica, os letramentos do digital e da visualidade na Educação Básica. Orientadora: Núria Pons Vilardell Camas. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
MACIEL, Viviane Cristina Carmo. Arte multiconectada: o pensamento do professor de arte, as tecnologias de informação e comunicação, as diferentes formas de letramento e a educação. Orientadora: Núria Pons Vilardell Camas. 2016. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
MAGALHÃES, Marcos. Cartilha Anima Escola: técnicas de animação para professores e alunos. 2. ed. Rio de Janeiro: Ideia, 2015.
MELO, Charlote França Rieger Neves de Couto. Mídia-educação e professores: pensando sobre formação continuada a partir da apropriação das mídias na educação. Orientadora: Glaucia da Silva Brito. 2015. 178 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
PADUAN, Caio; PRESTO, Rafael; PRATES, Valquiria. Ligamundo: Arte 5.º ano: Ensino Fundamental: anos iniciais. São Paulo: Saraiva, 2017.
PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; PEREIRA, Leda; ROPELATO, Carla Clauber da Silva. Uma educação pela infância: diálogo com o currículo do 1.º ano do ensino fundamental. Joinville: Editora Univille, 2009.
PURVES, Barry. Stop Motion. Porto Alegre: Artmed, 2011.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, Roxane. Entrevista multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens. Acervo do Grupo de Pesquisa relação infância, adolescência e mídia, UFC, 2013. Disponível em: http://www.grim.ufc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=80:entrevista-com-roxane-rojo-multiletramentos-multilinguagens-e-aprendizagens&catid=8:publicacoes&Itemid=19. Acesso em: 12 out. 2019.
SILVINIO, F. F. Letramento Visual. ANAIS – Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC – I STIS. Nov/2012. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/stis/article/view/2116. Acesso em: 25 out. 2018.
STOKES, Suzanne. Visual literacy in teaching and learning: a literature perspective. Electronic Journal for the Integration of Technology in Education, v. 1, n. 1, 2002. Disponível em: https://wcpss.pbworks.com/f/Visual+Literacy.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.
ZUBLER, Edili Priciliana Pavanelli; ZANIN, Jeferson Lucas; AYRES, Sandra Regina Braz. Stop Motion: formação continuada para seu uso no processo ensino e aprendizagem. 21.º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade. Taquara: Faccat, 2016. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/450. Acesso em: 18 out. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.