TECNOLOGIAS E LETRAMENTO VISUAL COM STOP MOTION NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS COM CARTAS NARRATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1531-1545

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Fotografia, Stop motion, Letramento visual.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que identifica a percepção de um grupo de docentes sobre a adoção de imagens e da linguagem fotográfica no contexto sala de aula. A pesquisa de abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2011; CHIZZOTTI, 2008), tem como métodos a observação participante e a análise das experiências ocorridas no âmbito de sala de aula, considerando as narrativas dos docentes participantes de um curso de formação continuada. Os resultados evidenciam que os sujeitos reconhecem a necessidade da aplicação das diferentes tecnologias em sala de aula para explorar variadas linguagens artísticas. Sendo assim, com a adoção da linguagem fotográfica e das tecnologias digitais em sala de aula, são apontadas inadequações pedagógicas e de estrutura física dos cenários educativos.

Biografia do Autor

Nuria Pons Vilardell Camas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada na Universidade Federal do Paraná, onde atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino e no Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Atua, também, no Programa (Mestrado e Doutorado) Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Eduardo Fofonca, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Possui pós-doutorado em Educação, Comunicação e Tecnologia pelo Programa de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina e em Educação/Didática pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho", Campus Assis, SP. Professor Pesquisador do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná.

Andrei Rafael Galkowski, Prefeitura Municipal de Biguaçú, Estado de Santa Catarina.

Mestre em Educação: Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Fotografia: Processos da produção da imagem pela Universidade Tuiuti do Paraná.  É professor efetivo na Educação Básica, na disciplina de Artes na Rede Municipal de Ensino de Biguaçú, SC.

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Publicado

2020-09-28

Edição

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Artigos