O VALOR DA DIVERSÃO NA APRENDIZAGEM ON-LINE: UM ESTUDO APOIADO NA PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS E DADOS ABERTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p590-613

Palavras-chave:

Ensino Superior, Aprendizagem on-line, Diversão, Educação à distância, RRI.

Resumo

Abordagens curriculares mais humanistas centradas no aprendiz com tecnologias são vitais como uma resposta para o mundo dominado por grandes desafios, tais como a COVID-19. Este artigo examina o valor da diversão na Educação a Distância visando promover o sucesso dos estudantes e reduzir a evasão. Embora a experiência da diversão seja parte da natureza humana, pesquisas nessa área são escassas. Este estudo de métodos mistos apoiado pela Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) e dados abertos focou 206 estudantes, incluindo professores, consultores e profissionais da educação. Os resultados indicaram que 91% dos participantes valorizaram a aprendizagem on-line divertida, destacando bem-estar, motivação e desempenho. Entretanto, 17% acreditaram que a diversão na aprendizagem poderia tirar o foco dos estudos, resultando em distração ou perda de tempo.  Este artigo introduz o novo conceito de diversão emancipatória e oferece algumas recomendações.

Biografia do Autor

Alexandra Okada, Open University UK

Pesquisadora Associada no Knowledge Media Institute na Open University, consultora da Association of Science Education UK, professora visitante na Universidade Estadual de São Paulo (USP) e na Universidade Aberta de Portugal. Líder da rede de pesquisa aberta COLEARN, que investiga aprendizagem colaborativa aberta. Sua pesquisa em 10 projetos na Europa e Brasil é voltada para o conhecimento e tecnologias de mídias sociais para promover a Literacia Digital Científica – futuros cidadãos abraçando o potencial da ciência e tecnologia. Seu principal interesse de pesquisa está voltado para abordagens inovadoras para empoderar coaprendizes a desenvolverem as competências necessárias para o século XXI. Atualmente é a pesquisadora principal do projeto ENGAGE e co-investigadora do weSPOT.

Kieron Sheehy, Open University UK

Doutor em Educação; Professor de Pedagogias Inovadoras - Open University UK

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo