RACIONALIDADE DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NAS ESCOLAS FAMILIARES RURAIS MOÇAMBICANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p497-516

Palavras-chave:

Currículo, Desenvolvimento curricular, Formação humana integral, Pedagogia de alternância

Resumo

A pesquisa que sustenta este artigo teve como propósito avivar os esforços das Escolas Familiares Rurais (EFRs) praticantes da Pedagogia da Alternância na República de Moçambique. Trata-se de um estudo que fez uso do método dialético e objetivou precipuamente avaliar a racionalidade do currículo desenvolvido em Pedagogia da Alternância. Os resultados da pesquisa foram alcançados mediante a aplicação da técnica de análise de conteúdo. Eles revelaram que, no contexto moçambicano, a racionalidade de um currículo desenvolvido em Pedagogia da Alternância centra-se na necessidade de que os jovens do meio rural usufruam do direito a uma educação profissional condigna, preservante dos valores autóctones, e no compromisso das Escolas Familiares Rurais em produzir uma educação integral, humanizada, de qualidade, como também para o enfrentamento dos desafios do mundo do trabalho na sociedade atual.

Biografia do Autor

Janinha Gerke, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Educação, Política e Sociedade, Licenciatura em Educação do Campo. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo (2003), Mestrado (2007) e Doutorado (2014) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo com pesquisas na linha de Cultura, Currículo e Formação de Educadores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino-aprendizagem, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e Gestão Educacional. Trabalhou como docente nas Escolas Famílias Agrícolas, tutora no curso de Especialização em Educação do Campo (2009/2010) e professora pesquisadora do curso de aperfeiçoamento em Educação do Campo (2013 -2014), na modalidade a distância, pela UaB. Atuou como Secretária Municipal de Educação do Município de Anchieta. É Membro do Grupo de Investigação Internacional do Sistema Dual-Alternância, coordenado pela professora Drª Claúdia Gagnon, Universidade de Sherbrooke, Canadá e do grupo de Pesquisa CNPq Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Autora dos livros: "Formação e Profissão Docente do Campo"; "Formação de Professores na Pedagogia da Alternância: Saberes e Fazeres do Campo".

Tané Joaquim Sinalo, Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Engenharia, Chimoio

Licenciado em Ensino de Língua Portuguesa (Universidade Católica de Moçambique ─ Centro de Ensino a Distância ‒ Beira). Mestrando em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (Universidade Jean Piaget de Moçambique/Beira). Mestrando em Gestão e Administração Educacional (Universidade Católica de Moçambique ─ Faculdade de Engenharia/Chimoio). Director do Instituto Médio Agrário de Mangunde (EFR de Mangunde ─ Chibabava/Sofala/Moçambique)

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Publicado

2021-03-30

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Artigos