Avanços e retrocessos em relação às dcn para formação de professores

Comparação entre a resolução de 2015 e os documentos anteriores

Autores

  • Andreia Cristina Metzner Centro Universitário UNIFAFIBE. Bebedouro, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8403-3824
  • Alexandre Janotta Drigo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8744-1914

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p988-1013

Palavras-chave:

Educação física, Legislação, Cursos de licenciatura, Educação básica

Resumo

O artigo objetivou analisar os avanços e retrocessos das DCN n.º 02/2015 em comparação com os documentos anteriores (Resoluções n.º 01 e n.º 02 de 2002) na perspectiva de quatro grupos compostos por profissionais de Educação Física que estão à frente das principais discussões no que tange essa área. Este estudo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa descritiva-analítica. A amostra foi composta por 20 profissionais de Educação Física. Os resultados mostraram que a perspectiva geral dos participantes indica que as novas Diretrizes Curriculares agrupam e aprofundam alguns pontos que estavam dispersos ou descritos de forma superficial nas Resoluções anteriores, bem como, traz temáticas atuais e reafirma que os cursos de licenciatura têm como objetivo a formação de professores para atuar na Educação Básica. Em relação aos retrocessos ou aos pontos que necessitam ser melhorados, o item mais comum citado pelos participantes foi a possibilidade da segunda licenciatura e/ou da complementação pedagógica.

Biografia do Autor

Andreia Cristina Metzner, Centro Universitário UNIFAFIBE. Bebedouro, SP, Brasil.

Doutora em Ciências da Motricidade  pela UNESP/Rio Claro. Professora dos cursos de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE. 

Alexandre Janotta Drigo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil.

Doutor em Educação Física pela UNICAMP. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil.

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2021-09-29

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Artigos