EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO QUALITATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p817-839Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Integralidade em Saúde, Educação Superior.Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a literatura sobre a Educação Interprofissional (EIP) no ensino de graduação em saúde no Brasil e, com isso, acompanhar o seu desenvolvimento no cenário nacional. A pesquisa ocorreu nas bases de dados do Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, Gestión del Conocimiento RHS e PubMed, com foco em publicações realizadas no período de 2016 a 2019. Os artigos selecionados foram importados para o Software QSR Nvivo 11 para leitura em profundidade e análise do conteúdo. O conteúdo das publicações centra-se no histórico e o conceito de EIP; na relação EIP e integralidade do cuidado; e nas experiências curriculares no ensino de graduação em saúde. As iniciativas de EIP são incipientes e carecem de sistematização curricular quanto ao modelo a ser utilizado.
Referências
ALMEIDA, Rodrigo Guimarães dos Santos; SILVA, Cláudia Brandão Gonçalves. A Educação Interprofissional e os avanços do Brasil. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 27, e3152, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3148-3152. Acesso em: 06 maio 2019.
BATISTA, Nildo Alves et al. Educação interprofissional na formação em saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 22, n. 2, p. 1705-1715, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0693. Acesso em: 20 maio 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Edital n.º 10, 23 de julho 2018. Seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde/Interprofissionalidade – 2018/2019. Diário Oficial União. Brasília, DF, 24 jul. 2018.
CAIPE. Introdução à Educação Intetrprofissional. 2013.
CÂMARA, Ana Maria Chagas Sette et al. Educação Interprofissional no Brasil: construindo redes formativas de educação e trabalho em saúde. Interface Comunicação Saúde Educação, v. 20, n. 56, p. 5-8, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0700. Acesso em: 08 jul. 2019.
CIHC – Canadian Interprofessional Health Collaborative. A National Interprofessional Competence Framework [Internet]. Vancouver: CIHC, 2010. Disponível em: http://ipcontherun.ca/wp-content/uploads/2014/06/National-Framework.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
CARVALHO, Vanessa Lôbo de; TOMAZ, Jerzuí Mendes Tôrres; TAVARES, Carlos Henrique Falcão. Interprofissionalismo e interdisciplinaridade na formação acadêmica: a percepção dos formandos em fisioterapia. Revista de Enfermagem da UFPE on-line, Recife, v. 12, n. 4, p. 908-915, abr. 2018. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-970463. Acesso em: 22 maio 2019.
CECCIM, Ricardo Burg. Interprofissionalidade e experiências de aprendizagem: inovações no cenário brasileiro. In: TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti (Org.). Interprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos? Porto Alegre: Rede UNIDA, 2017. p. 49-67.
CECCIM, Ricardo Burg. Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Interface, Botucatu, v. 22, n. 2, p. 1739-1749, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622018.0477. Acesso em: 02 jul. 2019.
CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 41-65, 2004. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/physis/2004.v14n1/41-65/#ModalArticles. Acesso em: 08 ago. 2020.
D’AMOUR, Danielle; OANDASAN, Ivy. Interprofessionality as the field of interprofessional practice and interprofessional education: an emerging concept. J Interprof Care, v. 19, n. 1, p. 8-20, 2005. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13561820500081604. Acesso em: 05 maio 2019.
ELY, Luciane Ines; TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti. Integração entre currículos na educação de profissionais da saúde: a potência para educação interprofissional na graduação. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 22, n. 2, p. 1563-1575, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0658. Acesso em: 02 jul. 2019
GESSER, Veronica; RANGHETTI, Diva Spezia. O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 2, ago. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/6775. Acesso em: 20 jul. 2020.
HOSTINS, Regina Célia Linhares. Currículo no ensino superior: integração e disciplinarização em debate. In: GESSER, Verônica; VIRIATO, Edaguimar Orquizas (Orgs.). Currículo: histórico, teorias, políticas e práticas. Curitiba: CRV, 2014. p. 126-140.
KALICHMAN, Artur Olhovetchi; AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Integralidade e tecnologias de atenção à saúde: uma narrativa sobre contribuições conceituais à construção do princípio da integralidade no SUS. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n. 8, e00183415, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2016000803001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 ago. 2019.
LAMERS, Juliana Maciel de Souza; TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti. Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde educação. Saberes Plurais: Educação na Saúde, v. 2, n. 2, p. 34-42, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/182426. Acesso em: 05 jun. 2019.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Relatório final da oficina de alinhamento conceitual sobre educação e trabalho interprofissional em saúde. Brasília. 2017.
MONTANARI, Patrícia Martins. Work training in undergraduate degrees in health. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 980-986, out. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902018180974. Acesso em: 18 maio 2019.
NUIM, Juan José Beunza; MÉNDEZ, Maria J. Pumar. Porque precisamos da educação interprofissional. In: AGUIAR JUNIOR, Odair et al. Manual de educação interprofissional. Tradução Júlio C. Moreira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. p. 7-11.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra: OMS; 2010.
PEDUZZI, Marina et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 977-983, ago. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 maio 2019.
POLETTO, Patricia Rios; JURDI, Andrea Perosa Saigh. Revising curricular matrices in an innovative pedagogical project: ways of strengthening interprofessional health education. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 22, n. 2, p. 1777-1786, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0819. Acesso em: 20 maio 2019
REEVES, Scott. Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 20, n. 56, p. 185-197, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100185&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 maio 2019.
TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti; LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 20, n. 57, p. 449-461, jun. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0123. Acesso em: 27 maio 2019.
TOMPSEN, Natália Noronha et al. Educação interprofissional na graduação em odontologia: experiências curriculares e disponibilidade de estudantes. Revista de Odontologia da Unesp, Araraquara, v. 47, n. 5, p. 309-320, out. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-2577.08518. Acesso em: 10 jul. 2019.
VERAS, Renata Meira et al. A formação em regime de ciclos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia e a proposta de Educação Interprofissional. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 2, p. 294-311, out. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200002. Acesso em: 05 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.