EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO QUALITATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p817-839

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Integralidade em Saúde, Educação Superior.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a literatura sobre a Educação Interprofissional (EIP) no ensino de graduação em saúde no Brasil e, com isso, acompanhar o seu desenvolvimento no cenário nacional.  A pesquisa ocorreu nas bases de dados do Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, Gestión del Conocimiento RHS e PubMed, com foco em publicações realizadas no período de 2016 a 2019. Os artigos selecionados foram importados para o Software QSR Nvivo 11 para leitura em profundidade e análise do conteúdo. O conteúdo das publicações centra-se no histórico e o conceito de EIP; na relação EIP e integralidade do cuidado; e nas experiências curriculares no ensino de graduação em saúde. As iniciativas de EIP são incipientes e carecem de sistematização curricular quanto ao modelo a ser utilizado.

Biografia do Autor

Simone Beatriz Pedrozo Viana, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (SC)

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais da Universidade do Vale do Itajaí. Bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (uniedu.sed.sc.gov.br).

Regina Célia Linhares Hostins, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - SC

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Itajaí – Santa Catarina, Brasil. Doutora em Educação UFSC e Mestre em Educação UFSC.

Juan-José Beunza, UNIVERSIDADE EUROPÉIA DE MADRI

Doutorado em Epidemiologia Nutricional e Cardiovascular pela Harvard School of Public Health. Diretor do Programa de Educação Interpofissional e Professor Titular de Saúde Pública e Educação Interprofissional da Universidad Europea de Madrid, Espanha.

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2021-06-30

Edição

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Artigos