Ensino a distância em tempos de pandemia

Reflexões sobre seus impactos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1368-1392

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Métodos de Ensino, Aprendizagem

Resumo

O ensino a distância (EaD) tem ganhado importante espaço na educação nesses tempos de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Tal modalidade de ensino foi adotada, no Brasil, como alternativa para garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, importantes mudanças foram provocadas, tanto em relação ao seu público-alvo, quanto na vida de diversos atores (professores, alunos, pais) por conta das adequações necessárias no período emergencial atual. Visando analisar essa modalidade de ensino, o texto foi organizado de modo a contemplar três pontos principais: o contexto, o que aprendemos 

Biografia do Autor

Tatiana de Cassia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas. Mestrado e doutorado em Psicologia pela Puc-Campinas e pós-doutorado pela Universidade São Francisco. Atualmente encontra-se como visiting scholar na University of California - Berkeley.

Rodrigo Hipolito Roza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-Doutorado pela Universidade São Francisco. Doutorado em Psicologia e mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Paulista

Allan Waki de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Puc-Campinas. Mestrado em Psicologia como Ciência e Profissão pela Puc-Campinas. Especialista em Direito Público pela Escola Paulista de Magistratura. Especialista em Direito Tributário pela Puc-Campinas. Graduação em psicologia s e graduação em direito pela Puc-Campinas. 

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Ferramenta zoom é bloqueada na Anvisa, 2020. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/solucao-zoom-bloqueada-na-anvisa/219201. Acesso em: 15 set. 2021.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Formação de educadores a distância na pós-graduação: potencialidades para o desenvolvimento da investigação e produção de conhecimento. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 1053-1072, dez. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400008. Acesso em: 15 set. 2021.

ALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO ON-LINE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS, METODOLOGIAS E TENDÊNCIAS. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 143, p. 499-514, jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/es0101-73302018200082. Acesso em: 15 set. 2021.

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v.8, n.3, p. 348-365, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. Acesso em: 15 set. 2021.

ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v.7, n.1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 15 set. 2021.

BRASIL. LEI N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Publicada no Diário Oficial da União, p. 7-34. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 set. 2021.

BRASIL. Medida Provisória N. 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 15 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria N. 383, de 09 de abril de 2020. Dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como ação de combate à pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Disponível em https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=392825. Acesso em: 15 set. 2021.

BROWN, Shaw T. et al. Would school closure for the 2009 H1N1 influenza epidemic have been worth the cost?: a computational simulation of Pennsylvania. BMC Public Health, v. 11, p. 353, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1186/1471-2458-11-353. Acesso em: 15 set. 2021.

CADAVIECO, Javier Fombona; SEVILLANO, Maria Angeles Pascual; SEVILLANO, Maria Luisa. Construcción del conocimiento en los niños basado en dispositivos móviles y estrategias audiovisuales. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e216616, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/es.216616. Acesso em: 15 set. 2021.

CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal. Análise das publicações nacionais sobre educação à distância na enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 62, n. 4, p. 588-593, aug. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672009000400016. Acesso em: 15 set. 2021.

CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal et al. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, e30953151, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151. Acesso em: 15 set. 2021.

CHURKIN, Ody Marcos. Educação a distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 3178-3196, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-160. Acesso em: 15 set. 2021.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE ENSINO SUPERIOR. Covid-19: editores internacionais liberam acesso gratuito. 2020. Disponível em https://www.capes.gov.br/36-noticias/10224-covid-19-editores-internacionais-liberam-acesso-gratuito. Acesso em: 15 set. 2021.

COSTA, Roberta et al. ENSINO DE ENFERMAGEM EM TEMPOS DE COVID-19: COMO SE REINVENTAR NESSE CONTEXTO? Texto contexto - enfermagem, Florianópolis, v. 29, e20200202, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0002-0002. Acesso em: 15 set. 2021.

DAI, Nguyen Huu Phuoc; KERTI, András; RAJNAI, Zoltán. E-Learning Security Risks and its Countermeasures. Journal of Emerging research and solutions in ICT, v. 1, n. 1, p. 17-25, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.20544/ERSICT.01.16.P02. Acesso em: 15 set. 2021.

DOOYEMA, Carrie et al. Factors influencing school closure and dismissal decisions: influenza A (H1N1), Michigan 2009. Journal of School Health, v. 84, n. 1, p. 56-62, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24320153/. Acesso em: 15 set. 2021.

FEAST, Vicki; BRETAG, Tracey. Responding to crises in transnational education: new challenges for higher education. Higher Education Research & Development, v. 24, n. 1, p. 63-78, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0729436052000318578. Acesso em: 15 set. 2021.

FERNANDES, Jocimar et al. Identificação de fatores que influenciam na evasão em um curso superior de ensino a distância. Perspectivas Online, Princeton/NJ, v. 4, n. 16, p. 80-91, 2010. Disponível em: http://ojs3.perspectivasonline.com.br/index.php/revista_antiga/article/view/464. Acesso em: 15 set. 2021.

FOLHA DE SÃO PAULO. MEC homologa diretrizes que permitem 30% do ensino médio a distância. 2020. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/11/mec-homologa-diretrizes-que-permitem-30-do-ensino-medio-a-distancia.shtml. Acesso em: 15 set. 2021.

FOX, Robert. Sars epidemic: teacher’s experiences using ITCs. 2004. Disponível em https://www.ascilite.org/conferences/perth04/procs/pdf/fox.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

GALUSHA, Jill. M. Barriers to learning in distance education. 1998. Disponível em https://eric.ed.gov/?id=ED416377. Acesso em: 15 set. 2021.

GARCIA, Tânia Cristina Meira et al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.

HODGES, Charles et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, Recife, v.2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17. Acesso em: 15 set. 2021.

HOEKMAN, Jarno; FRENKEN, Koen.; TIJSSEN, Robert J. W. Research collaboration at a distance: changing spatial patterns of scientific collaboration within Europe. Research Policy, v. 39, n. 5, p. 662-673, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.respol.2010.01.012. Acesso em: 15 set. 2021.

INSTITUTO SEMESP. Estudo: efeitos da pandemia na educação superior brasileira. 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/04/estudo-0904.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

JOYE, Cassandra; MOREIRA, Marília Rodrigues; ROCHA, Sinara Duarte. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de Covid-19. Research Society and Development, v.9, n.7, p. 1-29, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341828716_Educacao_a_Distancia_ou_Atividade_Educacional_Remota_Emergencial_em_busca_do_elo_perdido_da_educacao_escolar_em_tempos_de_COVID-19. Acesso em: 15 set. 2021.

JUNG, Sooyoung; HUH, JJun-Ho. An Efficient LMS Platform and Its Test Bed. Electronics, v. 8, n. 2, p. 1-31, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/electronics8020154. Acesso em: 15 set. 2021.

KEKIC, Dalibor.; MILADINOVIC, Slobodan. Functioning of educational system during and outbreak of acute infectious diseases. 2011. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Dalibor_Kekic/publication/309728224_FUNCTIONING_OF_EDUCATIONAL_SYSTEM_DURING_AN_OUTBREAK_OF_ACUTE_INFECTIOUS_DISEASES/links/581fa8d908aea429b2990df3.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

LEMBANI, Reuben et al. The same course, different access: the digital divide between urban and rural distance education students in South Africa. Journal of Geography in Higher Education, v. 44, n. 1, p. 70-84, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03098265.2019.1694876. Acesso em: 15 set. 2021.

LIN, Leesa et al. What have we learned about communication inequalities during the H1N1 pandemic: a systematic review of the literature. BMC Public Health, v. 14, p. 484, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1186/1471-2458-14-484. Acesso em: 15 set. 2021.

LINHARES, Maria Beatriz Martins.; ENUMO, Sonia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 37, e200089, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089. Acesso em: 15 set. 2021.

LIU, Ruo-Lan; LI, Yu-Chi. Action Research to Enrich Learning in e-Tutoring for Remote Schools. Systemic Practice and Action Research, v. 33, p. 95–110, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11213-019-09517-5. Acesso em: 15 set. 2021.

MARTINS, Thaís Yamasaki de Campos; RIBEIRO, Rita de Cássia; PRADO, Cláudia. Transdisciplinaridade na educação à distância: um novo paradigma no ensino de Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 64, n. 4, p. 779-782, ago. 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400023. Acesso em: 15 set. 2021.

MCNAUGHT, Carmel. Using Narrative to Understand the Convergence of Distance and Campus‐Based Learning During the Time of SARS in Hong Kong. Educational Media International, v. 41, n. 3, p. 183-193, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09523980410001680806. Acesso em: 15 set. 2021.

MOORE, Joi L.; DICKSON-DEANE, Camille; GALYEN, Krista. E-learning, online learning, and distance learning environments: are they the same? Education, v. 14, n. 2, p. 129-135, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2010.10.001. Acesso em: 15 set. 2021.

MORAIS, Ione Rodrigues Diniz et al. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração de plano de aula. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.

MOREIRA, José Antonio Marques; HENRIQUES, Susana.; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n.34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 15 set. 2021.

NOVA, Cristiane.; ALVES, Lynn. Educação a distância: limites e possibilidades. In: NOVA, Cristiane; ALVES, Lynn (Orgs.). Educação à distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003. p. 5-27.

OLIVEIRA, Hudson Vale; SOUZA, Francimeire Sales. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (Covid-19). Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/OliveiraSouza/2867. Acesso em: 15 set. 2021.

PETSUWAN, Sakchai; PIMDEE, Paitoon; PUPAT, Phadungchai. Impacts of distance education system on teacher competency of remote schools in lower Northern Thailand. Mediterranean Journal of Social Sciences, v. 10, n. 3, p. 41-47, 2019. https://doi.org/10.2478/mjss-2019-0040. Acesso em: 15 set. 2021.

REVISTA ÉPOCA. Zoom entra na mira da justiça de Nova York por problemas de segurança. Revista Época, 13 abr. 2020. Disponível em https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/04/zoom-entra-na-mira-da-justica-de-nova-york-por-problemas-de-seguranca.html. Acesso em: 15 set. 2021.

SANTANA, Ivone. Vulnerável, Zoom cresce mas desaponta usuários. Revista Valor Econômico. 07 abr. 2020. Disponível em https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/04/07/vulneravel-zoom-cresce-mas-desaponta-usuarios.ghtml. Acesso em: 15 set. 2021.

SANTOS, Eliana.; WECHSLER, Solange Muglia. Ensino à distância: uma década das publicações científicas brasileiras. Interamerican Journal of Psychology, v. 43, n. 3, p. 558-565, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0034-96902009000300016&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 15 set. 2021.

SCHNEIDER, Catarina.; TAVARES, Michele.; MUSSE, Christina. O retrato de epidemia de meningite em 1971 e 1974 nos jornais O GLOBO e Folha de S. Paulo. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 9, n. 4, 2015. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17077/2/7.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

SEGATTO, Catarina Ianni; ABRUCIO, Fernando Luiz. Os múltiplos papéis dos governos estaduais na política educacional brasileira: os casos do Ceará, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Pará. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 52, n. 6, p. 1179-1193, dez. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220170047. Acesso em: 15 set. 2021.

SHIMAZAKI, Elza Midori; MENEGASSI, Renílson José; FELLINI, Dinéia Guizzo Neto. Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.15, e2015476, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15476.071. Acesso em: 15 set. 2021.

SIMONSON, Michael; ZVACEK, Sussan; SMALDINO, Sharon. Teaching and learning at a distance: foundations of distance education. New York: Information Age Publishing, 2019.

TOPPIN, Ian N.; TOPPIN, Sheila M. Virtual schools: The changing landscape of K-12 education in the U.S. Education and Information Technologies, v. 21, p. 1571–1581, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-015-9402-8. Acesso em: 15 set. 2021.

VALENTINE, Doug. Distance learning: promises, problems, and possibilities. Online Journal of Distance Learning Administration, v. V, n. III, 2002. Disponível em https://www.westga.edu/~distance/ojdla/fall53/valentine53.html. Acesso em: 15 set. 2021.

VAN, Debbie et al. University life and pandemic influenza: Attitudes and intended behavior of staff and students towards pandemic (H1N1) 2009. BMC Public Health, v. 10, p. 130, 2010. https://doi.org/10.1186/1471-2458-10-130. Acesso em: 15 set. 2021.

VELOSO, Braian Garrito.; MILL, Daniel.; MONTEIRO, Maria Iolanda. Docência, educação a distância e tecnologias digitais: um estudo bibliométrico. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 13, n. 1, p. 319-335, 2019. Disponível em: https://dx.doi.org/10.14244/198271992167. Acesso em: 15 set. 2021.

VINNER, Russel et al. School closure and management practices during corononavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. The Lancet, v. 4, p. 397-404, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)3005-X. Acesso em: 15 set. 2021.

WANG, Jieh-Jiuh. Study on the context of school-based disaster management. International Journal of Disaster Risk Reduction, v. 19, p. 224-234, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2016.08.005. Acesso em: 15 set. 2021.

WU, Joseph et al. School closure and mitigation of Pandemic (H1N1) 2009, Hong Kong. Emerging Infectious Diseases, v. 16, n. 3, p. 538-541, 2010. Disponível em: http://doi.org/10.3201/eid1603.091216. Acesso em: 15 set. 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos