Uma revolução controlada?
a BNCC como política de centralização
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1676-1701Palavras-chave:
BNCC, Política curricular, Política de centralização, EducaçãoResumo
O percurso investigativo procurará responder às seguintes questões: quais modelos de produção da política curricular são intrínsecos à BNCC? Quais lógicas curriculares são induzidas pela BNCC? Trata-se de um estudo bibliográfico ancorado em autores que investigam a temática em pauta, bem como de um estudo documental, pois serão analisadas, por meio da análise de conteúdo, matérias divulgadas entre 2017 e 2020 em sites do Ministério da Educação e de dois movimentos compostos por fundações empresariais (BARDIN, 2011). Evidencia-se que a BNCC é apresentada nas matérias analisadas como uma transformação democrática e inovadora para a educação. Entretanto, ao investigar seu processo de construção e o modelo de política curricular adotado, este estudo afirma que a Base reedita modelos historicamente questionados e constitui-se como uma política de centralização curricular.
Referências
ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera. A formação das novas gerações como campo para os negócios?. In: AGUIAR, Márcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectiva. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018. p. 49- 54.
AGUIAR, Márcia Angela da Silva. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declaração de votos. In: AGUIAR, Márcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectiva. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018. p. 8-25.
APPLE, Michael W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000.
APPLE, Michael W. Para além da lógica do mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: 70, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 ago. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
CÁSSIO, Fernando. Existe vida fora da BNCC? In: CÁSSIO, Fernando.; CATELLI JR., Roberto. Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019. p. 13-39.
DOURADO, Luiz Fernandes; SIQUEIRA, Romilson Martins. A arte do disfarce: BNCC como gestão e regulação do currículo. RBPAE, Porto Alegre, v. 35, n. 2, 2019. p. 291-306, mai./ago., 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/vol35n22019.95407. Acesso em: 10 fev. 2020.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, Elizabeth Fernandes. Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, 2019. p. 39-58, jan./mai., 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/967. Acesso em: 12 fev. 2020.
MARTINS, Erika Moreira. Todos pela educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portal do Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/todas-as-noticias?view=noticias. Acesso em: 20 de nov. 2020.
MOVIMENTO PELA BASE. Portal do Movimento pela Base. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/. Acesso em: 20 de nov. 2020.
PACHECO, José Augusto. Políticas currículares: referenciais para análise. Porto Alegre: Artmed, 2003.
PACHECO, José Augusto. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.
ROCHA, Nathália Fernandes Egito.; PEREIRA, Maria Zuleide da Costa. O que dizem sobre a BNCC? Produçãoes sobre as Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no período de 2010 a 2015. Espaço do Currículo, v. 9, n. 2, 2016. p. 215-236, mai./ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.v9i2.29922. Acesso em: 05 out. 2020.
SILVA, Monica Ribeiro. Currículo e competências: a formação administrada. São Paulo: Cortez, 2008.
SILVA, Monica Ribeiro. Currículo, ensino médio e BNCC: um cenário de disputas. Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, 2015. p. 367-379, jul./dez. 2015. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/586/660. Acesso em 09 out. 2019.
SILVA, Monica Ribeiro. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018. p. 1-15, out. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010246982018000100301&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 dez. 2018.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Portal do Todos pela Educação. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/. Acesso em: 20 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.