Estratégias Práticas para a Curricularização da Extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e53360

Palavras-chave:

gestão universitária, extensão, currículo, curricularização

Resumo

A extensão apresenta-se em um contexto de mudanças de diretrizes e concepções com a chegada da Resolução CNE/CES n.º 7/2018, pela qual foram exigidas mudanças institucionais até dezembro de 2021. Este artigo tem como objetivo apresentar estratégias práticas para a curricularização da extensão dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, tendo como base a identificação de pontos positivos e negativos da curricularização dessa instituição. O referencial teórico está fundamentado em gestão universitária, extensão e currículo. A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva, um estudo de caso de abordagem qualitativa. Percebeu-se a deficiência de capacitação, a ausência de uma plataforma de geração e compartilhamento de conhecimentos e dificuldades de cadastramento das atividades de extensão. O estudo resultou na elaboração de dez estratégias para o gerenciamento das etapas do processo de curricularização de maneira institucionalizada.

 

Biografia do Autor

Gleicy Corrêa Nunes Marques, Instituto Federal de Santa Catarina

Servidora do IFSC desde 2007, Graduação em Gestão Pública - UNISUL, especialização e Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais - Universidade Dom Bosco, Mestrado em Administração Universitária - UFSC.

Luciane Stallivieri, Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC)

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Especialista em Gestão Universitária pela Organização Universitária Interamericana do Canadá. Mestre em Cooperação Internacional pela Universidade São Marcos - São Paulo - SP. Doutora em Línguas Modernas pela Universidad del Salvador - USal, Buenos Aires. Foi Professora do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul e Assessora de Relações Internacionais na mesma Universidade. Esteve à frente da Presidência do Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais - FAUBAI. Atuou como Secretária Executiva da Presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa - AULP. Foi Secretária Executiva da Organização Universitária Interamericana - OUI - Região Brasil. Foi Coordenadora do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - Centro IGLU - Brasil. Também atuou como Membro do Grupo Assessor de Cooperação Internacional da CAPES e Membro da Comissão de Internacionalização do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB. Concluiu seu estágio Pós-doutoral em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. É Professora do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, onde ministra a disciplina Internacionalização da Educação Superior e Gestão da Cooperação Acadêmica Internacional. É Pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU - investigandos seguintes temas: Internacionalização do Ensino Superior, Cooperação e Mobilidade Acadêmica Internacional; Internacionalização e currículos disruptivos baseados na abordagem do conhecimento. 

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2024-03-28

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Artigos