Currículo

Práticas de Leitura e escrita no Novo Ensino Médio

Autores

  • Sandra Pottmeier Rede Pública Estadual de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-7328-8656
  • Marta Helena Cúrio de Caetano Universidade Regional de Blumenau
  • Cássia Ferri Universidade Regional de Blumenau
  • Adriana Fischer Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61414

Palavras-chave:

educação básica, novo ensino médio, currículo, letramentos digitais

Resumo

Este artigo busca compreender o que enunciam estudantes do primeiro ano do Novo Ensino Médio de uma escola pública catarinense sobre práticas de leitura e escrita na esfera escolar. A metodologia é a de abordagem qualitativa etnográfica, a qual analisa discursos de estudantes, na relação com o que se propõe no currículo da rede pública catarinense, com apoio de uma perspectiva dialógica da linguagem e de estudos do letramento. Os resultados apontaram que o currículo contempla a formação humana e integral. Contudo, é nos dizeres dos estudantes que as práticas de letramentos, em suportes digitais, ainda têm sido pouco desenvolvidas na escola, em parte, devido à dificuldade de acesso à internet e à pouca utilização de ferramentas digitais. Considera-se que, apesar de alguns avanços, há barreiras estruturais e de formação docente quanto ao uso de tecnologias digitais no Novo Ensino Médio.

Biografia do Autor

Sandra Pottmeier, Rede Pública Estadual de Santa Catarina

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na rede pública estadual de Santa Catarina.

Marta Helena Cúrio de Caetano, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau. Professora na Universidade Regional de Blumenau.

Cássia Ferri, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

Adriana Fischer, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

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2024-05-31

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