Currículo
Práticas de Leitura e escrita no Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61414Palavras-chave:
educação básica, novo ensino médio, currículo, letramentos digitaisResumo
Este artigo busca compreender o que enunciam estudantes do primeiro ano do Novo Ensino Médio de uma escola pública catarinense sobre práticas de leitura e escrita na esfera escolar. A metodologia é a de abordagem qualitativa etnográfica, a qual analisa discursos de estudantes, na relação com o que se propõe no currículo da rede pública catarinense, com apoio de uma perspectiva dialógica da linguagem e de estudos do letramento. Os resultados apontaram que o currículo contempla a formação humana e integral. Contudo, é nos dizeres dos estudantes que as práticas de letramentos, em suportes digitais, ainda têm sido pouco desenvolvidas na escola, em parte, devido à dificuldade de acesso à internet e à pouca utilização de ferramentas digitais. Considera-se que, apesar de alguns avanços, há barreiras estruturais e de formação docente quanto ao uso de tecnologias digitais no Novo Ensino Médio.
Referências
AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO; Luiz Fernandes. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.
AMORIM, Raquel. Volta às aulas: Mais de 30 mil escolas públicas não têm acesso à internet. CNN Brasil, 01/02/2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/volta-as-aulas-mais-de-30-mil-escolas-publicas-nao-tem-acesso-a-internet/. Acesso em: 10 mar. 2023.
AMORIM, Rebeca; FERRI, Cássia. Formação Humana Integral no Ensino Médio: um estudo das legislações e orientações curriculares nacionais no Brasil, Chile e Argentina. ETD - Educ. Temat. Digit., v. 23, n. 3, p. 739-756, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657657. Acesso em: 23 fev. 2023.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: UNIVILLE, 2004.
ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e uberização do trabalho do limiar da Indústria 4.0. In: NOGUEIRA, Arnaldo Mazzei; ANTUNES, Ricardo (orgs.). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. p. 11-22.
ANTUNES, Ricardo. Capitalismo Pandêmico. São Paulo: Boitempo, 2022.
ASSIS, Juliana Alves; KOMESU, Fabiana; FLUCKIGER, Cédric (orgs.). Efeitos da covid-19 em práticas letradas acadêmicas. Belo Horizonte: PUC Minas, 2020. Disponível em: https://www.editora.pucminas.br/arquivos/obra/arquivo_digital/220/praticasdiscursivasv4_1.pdf. Acesso em: 27 mar. 2023.
BALL, Stephen John. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: OpenUniversity Press, 1994.
BALL, Stephen John. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.pdf. Acesso em: 21 fev. 2023.
BALL, Stephen John. Performatividade, privatização e o pós-Estado do bem-estar. Educação & Sociedade, Dossiê: “Globalização e educação: precarização do trabalho docente”, v. 25, n. 89, p. 1105-1126, set./dez. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400002. Acesso em: 21 fev. 2023.
BALL, Stephen John. Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/sHk4rDpr4CQ7gb3XhR4mDwL/?format=pdf. Acesso em: 21 fev. 2023.
BALL, Stephen John. The education debate. Bristol, RU: The Policy Press, 2008.
BALL, Stephen John. Educação global S. A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011[1979].
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. [VOLÓCHINOV, Valentim Nikolaevich].
Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico
na ciência da linguagem. São Paulo: 34, 2017[1929].
BARTLETT, Lesley. To Seem and To Feel: Situated Identities and Literacy Practices. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 17, n. 32, p. 73-96, 1º sem. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1177/016146810710900109. Acesso em: 23 fev. 2023.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Literacy Practices. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local literacies: Reading and writing in one community. London and New York: Routledge, 1998. p. 7-15.
BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BLOOMMAERT, Jan; SMITS, Laura; YACOUBI, Noura. Context and its complications. Tilburg papers in Culture Studies paper 208, Tilburg University, 2018. p. 1-19. Disponível em:
https://www.tilburguniversity.edu/sites/default/files/download/TPCS_208_Blommaert-Smits-Yacoubi_2.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoconstituicao/anexo/cf.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 23 fev. 2023.
BRASIL. Lei nº 16.974, de 14 de dezembro de 2015. Aprova o Plano Estadual de Educação (PEE) para o decênio 2015-224 e estabelece outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 2015. Disponível em: https://www.portaldoservidor.sc.gov.br/ckfinder/userfiles/arquivos/Legislacao%20Correlata/Leis%20Ordinarias/2015_-_LEI_ORDINARIA_N_16_794_DE_14_DE_DEZEMBRO_DE_2015.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 23 fev. 2023.
BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018a. http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 15 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. EI/EF/EM. Versão integral final. Brasília: MEC/SEB, 2018b.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, v. 118, p. 235-250, jan./mar. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000100015. Acesso em: 23 fev. 2023.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (ed.). Multiliteracies: literacy learning and the desing of social futures. New York: Routledge, 2000.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Letramentos em perspectiva histórica: do império da escrita aos sonhos do pós-pandemia. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, v. 1., n. 1., maio/2022. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5829/3625. Acesso em: 23 fev. 2023.
CORRÊA, Shirlei de Souza; FERRI, Cássia; Garcia, Sandra Regina de Oliveira. O que esperar do Novo Ensino Médio? Retratos Da Escola, v. 16, n. 34, p. 15-21, 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1543. Acesso em: 23 fev. 2023.
EXAME. IBGE: um quinto dos brasileiros entrou na pandemia sem acesso à internet. 14/04/2021. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/no-pre-covid-brasil-tinha-12-mi-de-familias-sem-acesso-a-internet-em-casa/. Acesso em: 20 fev. 2023.
FERRI, Cássia. Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 44, p. 628-645, jul./set. 2022. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3798/pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
FERRETI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, n. 32, v. 93, p. 25-42, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028. Acesso em: 17 set. 2022.
FISCHER, Adriana. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 23 fev. 2023.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011[1981].
GEE, James Paul. Social linguistics and literacies: Ideology in discourses. 2. ed. London: Taylor & Francis, 1996.
GEE, James Paul. An introduction to discourse analysis: Theory and method. London: Routledge, 1999.
GEGE. Grupo de estudos dos Gêneros do Discurso. Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013[1991].
GERALDI, João Wanderley. Ancoragens – Estudos bakhtinianos. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.
GONÇALVES, Karina. Práticas de letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: tensões, sentidos e expectativas de professores formadores em um LIFE. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2018. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2018/365782_1_1.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.
GOURLAY, Lesley; HAMILTON, Mary; LEA, Mary Rosalind. Textual practices in the new media digital landscape: Messing with digital literacies. Research in Learning Technology, v. 21, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.3402/rlt.v21.21438. Acesso em: 23 fev. 2023.
GRIMES, Camila; FISCHER, Camila; FERMINO, Rozane. Nas vozes dos estudantes: perspectivas letradas em tempos de distanciamento social. In: ASSIS, Juliana Alves; KOMESU, Fabiana; FLUCKIGER, Cédric (orgs.). Efeitos da covid-19 em práticas letradas acadêmicas. Belo Horizonte: PUC Minas, 2020, p. 177-209. Disponível em: https://www.editora.pucminas.br/arquivos/obra/arquivo_digital/220/praticasdiscursivasv4_1.pdf. Acesso em: 27 mar. 2023.
HEATH, Shirley Brice. What no bedtime story means: narrative skills at home and school. Long. Soc. II. United States of America: Cambridge University Press, 1982. p. 49-76.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?=&t=destaques. Acesso em. 20 fev. 2023.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Unicamp, 2020.
KLEINEBING, Fernanda. Secretário de Educação apresenta projetos da gestão para o Conselho Estadual de Educação. SED/SC, 01/03/2023. Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/31781-secretario-de-educacao-apresenta-projetos-da-gestao-para-o-conselho-estadual-de-educacao. Acesso em: 05 mar. 2023.
KOEPSEL, Eliana Cláudia; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva. A Tríade da Reforma do Ensino Médio Brasileiro: LEI Nº 13.415/2017, BNCC e DCNEM. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e222442, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698222442. Acesso em: 21 fev. 2023.
LILLIS, Teresa. Ethnography as Method, Methodology, and “Deep Theorizing”. Closing the Gap Between Text and Context in Academic Writing Research. Written Communication, v. 25, p. 353-388, 2008. Disponível em: http://wcx.sagepub.com/cgi/content/abstract/25/3/353. Acesso em: 23 fev. 2023.
MENDES, Marilene Assis. Letramentos acadêmicos na educação profissional e tecnológica: práticas de docentes com tecnologias digitais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2017/364492_1_1.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.
MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Letramentos (en)formados por relações dialógicas na universidade: ressignificações e refrações com tecnologias digitais. 2016. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1629247. Acesso em: 14 jan. 2023.
MONTE MOR, Walkyria. Sociedade da escrita e sociedade digital: línguas e linguagens em revisão. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MOR, Walkyria (orgs.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes Editores, 2017. p. 267-286.
MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem inovadores com o apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.
MOTTA, Vânia Cardoso; FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência da Reforma do Ensino Médio? Medida Provisória Nº 746/2016 (LEI Nº 13.415/2017). Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, abr.-jun., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/8hBKtMRjC9mBJYjPwbNDktk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 fev. 2023.
NDMais. SC tem R$49 milhões em equipamentos parados e 83% das escolas com estrutura elétrica defasada. Cerca de 700 escolas não têm tomadas adequadas para instalar lousas digitais e novos computadores. NDMais, 03/03/2023, Florianópolis. Disponível em: https://ndmais.com.br/educacao/sc-tem-r-49-milhoes-em-equipamentos-parados-e-83-das-escolas-com-estrutura-eletrica-defasada/?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=ndmais_share. Acesso em: 06 fev. 2023.
NITAHARA, Akemi. Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias digitais:
Desigualdades de inclusão digital foram acentuadas. AGÊNCIA BRASIL, 25/11/2021, Rio de Janeiro. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/estudo-mostra-que-pandemia-intensificou-uso-das-tecnologias-digitais#:~:text=A%20pandemia%20de%20covid-19%2C%20declarada%20pela%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial,domic%C3%ADlios%20com%20algum%20tipo%20de%20conex%C3%A3o%20%C3%A0%20rede. Acesso em: 20 fev. 2023.
ORTEGA, André Randazzo; HOLLERBACH, Joana D’ Arc Germano. Propaganda, Mídia e Educação: o discurso oficial e publicitário sobre a Reforma do Ensino Médio de 2017. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, e37849, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469837849. Acesso em: 21 fev. 2023.
POTTMEIER, Sandra; ZONTA, Evandro José; GUILHERME, Luiz Herculano de Sousa; CAETANO, Marta Helena Cúrio de; PIMENTA, Renata Waleska de Sousa. O “Novo” Ensino Médio no cenário educacional pandêmico. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 4, n. 3, p. 390-402, 2022. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/171. Acesso em: 20 fev. 2023.
POTTMEIER, Sandra; CAETANO, Marta Helena Cúrio de; FISCHER, Adriana. “Novo” Ensino Médio: diálogos possíveis sobre/com e a partir dos letramentos. SANTANA, Wilder Kleber Fernandes; SILVEIRA, Éderson Luís da (orgs.). Educação, Múltiplas Linguagens e Estudos Contemporâneos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 203-215. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/educacao-multiplas-linguagens-e-estudos-contemporaneos-vol-1/. Acesso em: 20 fev. 2023.
POTTMEIER, Sandra; FISCHER, Adriana. Práticas de Letramentos Digitais no Discurso de Estudantes do “Novo” Ensino Médio. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, no prelo.
RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos Moura. Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. São Paulo: Parábola, 2020.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-31.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: uma contribuição para a escola pública do Pré-Escolar, 1º grau, 2º grau e Educação de Adultos. Florianópolis: IOESC, 1991.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, Ensino Fundamental e médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005.
SANTA CATARINA. Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, que dispõe sobre a proibição do uso de telefone celular nas escolas estaduais do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: ALESC, 2008. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/sc/lei-ordinaria-n-14363-2008-santa-catarina-dispoe-sobre-a-proibicao-do-uso-de-telefone-celular-nas-escolas-estaduais-do-estado-de-santa-catarina#:~:text=O%20GOVERNADOR%20DO%20ESTADO%20DE%20SANTA%20CATARINA%2C%20Fa%C3%A7o,entra%20em%20vigor%20na%20data%20de%20sua%20publica%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 23 fev. 2023.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, [S. I.]: [S. n.], 2014.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/sc_curriculo_santacatarina.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense: Caderno 1 - Disposições Gerais. Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis: Gráfica Coan, 2021a.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense: Caderno 2 – Formação Geral Básica. Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis: Gráfica Coan, 2021b.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense: Caderno 3 – Portfólio de Trilhas de Aprofundamento. Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis: Gráfica Coan, 2021c.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense: Caderno 4 - Componentes Curriculares Eletivos: Novo Ensino Médio Construindo e Ampliando Saberes. Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis: Gráfica Coan, 2021d.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense: Caderno 5 – Trilhas de Aprofundamento da Educação Profissional e Tecnológica. Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação Coan, 2022a.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense: Caderno 6 - Trilhas de Aprofundamento Formação Docente - Curso Normal em Nível Médio – Magistério. Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação Coan, 2022b.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Roteiros pedagógicos do componente Projeto de Vida. Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação Coan, 2022c.
SANTAELLA, Lucia. O novo estatuto do texto nos ambientes de hipermídia. In: SIGNORINI, Inês (org.). [Re]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 47-72.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
STREET, Brian V. Cross-cultural Approaches to Literacy. New York: Cambrigde University Press, 1993.
STREET, Brian V. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Teleconferência Unesco Brasil sobre letramento e diversidade, out. 2003.
STREET, Brian V. Perspectivas Interculturais sobre o letramento. In: STREET, Brian; BAGNO, Marcos. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 8, p. 465-488, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59767/62876. Acesso em: 23 fev. 2023.
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
VICENTINI, Mariana Aparecida. Práticas de letramentos com tecnologias digitais: gamificação em um clube de inglês no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2019. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2019/366893_1_1.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.
WATHIERL, Valdoir Pedro; CUNHA, Célio da. Novo Ensino Médio: análise da política de escolas em tempo integral. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e119386, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236119386vs01. Acesso em: 21 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.