Novos Ha(bit)ares Pedagógicos
uma Perspectiva de Educação Híbrida Ligada à Vida
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61595Palavras-chave:
cidadania digital, educação OnLife, competências digitais, habitar híbridoResumo
Este trabalho objetivou explorar a relação entre os conceitos de Cidadania Digital, Educação OnLife e Habitar Híbrido, à luz das competências digitais, visando a compreensão de mudanças estruturais e paradigmáticas que vêm se tornando realidade no século XXI, em nível epistemológico e curricular. Por meio de um estudo bibliográfico, discutimos implicações teóricas e práticas desses conceitos, considerando uma perspectiva de educação ligada à vida e apresentando as competências digitais docentes necessárias para o contexto em tela. Refletimos também sob o viés epistemológico de Paulo Freire para problematizar novos caminhos para a educação. O estudo contribui para a compreensão de um cenário de inovação curricular em rápido processo evolutivo, cuja tecnologia não deve mais ser vista como ferramenta ou método, mas como uma força ambiental, natural e intrínseca aos processos educativos.
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