New Pedagogical Ha(bit)ats

a Hybrid Life-Linked Education Perspective

Authors

  • Aline Patrícia Sobral dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) https://orcid.org/0000-0002-7065-6959
  • Fabia Magali Santos Vieira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • João Augusto Mattar Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Marcelo de Miranda Lacerda Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Pirapora

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61595

Keywords:

digital citizenship, OnLife education, digital competencies, hybrid habitat

Abstract

This work aimed to explore the relationship between the concepts of Digital Citizenship, OnLife Education, and Hybrid Dwelling, in light of digital competencies, aiming at understanding the structural and paradigmatic changes that are becoming a reality in the 21st century, at the epistemological and curricular level. Through a bibliographic study, we discuss theoretical and practical implications of these concepts, considering a perspective of education linked to life and presenting the necessary digital competencies for teachers in this context. We also reflect on Paulo Freire’s epistemological perspective to problematize new paths for education. The study contributes to the understanding of a rapidly evolving curricular innovation scenario, where technology should no longer be seen as a tool or method, but as an environmental, natural, and intrinsic force to educational processes.

 

Author Biographies

Aline Patrícia Sobral dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior (Especialização). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Foi professora contratada de Filosofia na Escola Estadual Alfredo Sá (Teófilo Otoni-MG). Foi professora-monitora de Filosofia do Estado de Alagoas (Ano base: 2013). Foi bolsista do Programa de Ações Interdisciplinares da UFAL (Painter), incluída no projeto de pesquisa: Possibilidades e Desafios para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio na Rede Pública de Alagoas: Mapeamento sobre a Formação e Atuação dos Professores, Conteúdos Ministrados, Metodologias e Recursos Didáticos Utilizados. É membra do Grupo de Pesquisa "Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia".

Fabia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em Educação - Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, MÍDIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS- FE/UnB (2009). Mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona- La Habana/Cuba (2000), título revalidado pela FE/UNB. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professora de Tecnologias Educacionais, Didática e Métodos e Técnicas de Pesquisa na graduação e pós-graduação stricto sensu da Universidade Estadual de Montes Claros. 

João Augusto Mattar Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras: Português, Francês e Inglês (USP), Certificado de Pós-Graduação em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior (Laureate International Universities), Especialista em Administração (FGV-SP), Mestre em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutor em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999). Atualmente é professor, pesquisador e orientador no TIDD - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), onde é lider do GPTED - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais, e professor, pesquisadora e orientador no Mestrado em Ciências Humanas na Universidade Santo Amaro (Unisa), onde é líder do GPIEd - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação. É Diretor de Relações Internacionais da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Professor colaborador do Mestrado em Recursos Digitais em Educação, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal).

Marcelo de Miranda Lacerda, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Pirapora

Doutor em Educação pela Unisinos /RS, Mestre em Ciências da Educação: Especialização em Tecnologias Educativas pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro UTAD- Portugal (2012) Revalidado pela FAE- UFMG (2013). Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001), graduação em LETRAS ESPANHOL pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001). Membro do GPe-dU: Grupo de Pesquisa Internacional Educação Digital da UNISINOS; Hub do GPe-dU/Norte de Minas IFNMG, do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: TRABALHO, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA (ProfEPT IFNMG); e, do Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos e Ensino da UFRN. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Pirapora/MG, Professor Permanente do ProfEPT/IFNMG e Professor Colaborador do PPGE/Unimontes/MG.

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Published

2024-05-31

Issue

Section

Artigos