Novos Ha(bit)ares Pedagógicos

uma Perspectiva de Educação Híbrida Ligada à Vida

Autores

  • Aline Patrícia Sobral dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) https://orcid.org/0000-0002-7065-6959
  • Fabia Magali Santos Vieira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • João Augusto Mattar Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Marcelo de Miranda Lacerda Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Pirapora

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61595

Palavras-chave:

cidadania digital, educação OnLife, competências digitais, habitar híbrido

Resumo

Este trabalho objetivou explorar a relação entre os conceitos de Cidadania Digital, Educação OnLife e Habitar Híbrido, à luz das competências digitais, visando a compreensão de mudanças estruturais e paradigmáticas que vêm se tornando realidade no século XXI, em nível epistemológico e curricular. Por meio de um estudo bibliográfico, discutimos implicações teóricas e práticas desses conceitos, considerando uma perspectiva de educação ligada à vida e apresentando as competências digitais docentes necessárias para o contexto em tela. Refletimos também sob o viés epistemológico de Paulo Freire para problematizar novos caminhos para a educação. O estudo contribui para a compreensão de um cenário de inovação curricular em rápido processo evolutivo, cuja tecnologia não deve mais ser vista como ferramenta ou método, mas como uma força ambiental, natural e intrínseca aos processos educativos.

Biografia do Autor

Aline Patrícia Sobral dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior (Especialização). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Foi professora contratada de Filosofia na Escola Estadual Alfredo Sá (Teófilo Otoni-MG). Foi professora-monitora de Filosofia do Estado de Alagoas (Ano base: 2013). Foi bolsista do Programa de Ações Interdisciplinares da UFAL (Painter), incluída no projeto de pesquisa: Possibilidades e Desafios para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio na Rede Pública de Alagoas: Mapeamento sobre a Formação e Atuação dos Professores, Conteúdos Ministrados, Metodologias e Recursos Didáticos Utilizados. É membra do Grupo de Pesquisa "Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia".

Fabia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em Educação - Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, MÍDIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS- FE/UnB (2009). Mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona- La Habana/Cuba (2000), título revalidado pela FE/UNB. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professora de Tecnologias Educacionais, Didática e Métodos e Técnicas de Pesquisa na graduação e pós-graduação stricto sensu da Universidade Estadual de Montes Claros. 

João Augusto Mattar Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras: Português, Francês e Inglês (USP), Certificado de Pós-Graduação em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior (Laureate International Universities), Especialista em Administração (FGV-SP), Mestre em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutor em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999). Atualmente é professor, pesquisador e orientador no TIDD - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), onde é lider do GPTED - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais, e professor, pesquisadora e orientador no Mestrado em Ciências Humanas na Universidade Santo Amaro (Unisa), onde é líder do GPIEd - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação. É Diretor de Relações Internacionais da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Professor colaborador do Mestrado em Recursos Digitais em Educação, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal).

Marcelo de Miranda Lacerda, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Pirapora

Doutor em Educação pela Unisinos /RS, Mestre em Ciências da Educação: Especialização em Tecnologias Educativas pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro UTAD- Portugal (2012) Revalidado pela FAE- UFMG (2013). Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001), graduação em LETRAS ESPANHOL pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001). Membro do GPe-dU: Grupo de Pesquisa Internacional Educação Digital da UNISINOS; Hub do GPe-dU/Norte de Minas IFNMG, do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: TRABALHO, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA (ProfEPT IFNMG); e, do Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos e Ensino da UFRN. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Pirapora/MG, Professor Permanente do ProfEPT/IFNMG e Professor Colaborador do PPGE/Unimontes/MG.

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Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigos