<strong>AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO ONLINE DOS CURSOS DA UAB/UFAL: PERSPECTIVA ANALÍTICA E RECONSTRUTIVA</strong>
Palavras-chave:
Cursos à distância, Avaliação de materiais didáticos online, Indicadores/critérios de avaliaçãoResumo
Este estudo investiga a importância da utilização do material didático na educação online. Apresenta os resultados da pesquisa realizada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), junto aos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no período de 2007 a 2009. A pesquisa teve como objetivo propor critérios de avaliação para serem empregados nos processos avaliativos dos materiais didáticos utilizados nos cursos de graduação na educação online, identificando as ações de concepção, elaboração e edição, além de subsidiar formas de apoio aos professores autores que apresentam dificuldades na elaboração dos mesmos. A metodologia envolveu os aportes teóricos que norteiam o objeto de estudo, relacionando os indicadores e critérios pertinentes à avaliação dos cursos /disciplinas: material impresso, audiovisual e ambiente virtual de ensino e aprendizagem (WEB). As etapas da pesquisa foram: análise e revisão dos materiais didáticos existentes no curso de Pedagogia UAB/UFAL; elaboração de instrumento de avaliação qualitativa dos materiais didáticos construídos pelos professores autores dos cursos de EAD da UFAL; aplicação de questionário online. Os resultados da pesquisa sugerem subsídios aos coordenadores, professores e tutores sobre os materiais existentes e aqueles que devem ser construídos nos próximos semestres na oferta dos cursos da UAB/UFAL, conforme proposta apresentada pelos pesquisadores que se pauta nos princípios da dialogicidade e da interatividade.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2013-08-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.