Pedagogia para quê?

Gestão escolar para onde?

Autores

  • Rosana de Sousa Pereira Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Soraia Kfouri Salerno Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65679

Palavras-chave:

formação de pedagogos, gestão escolar, Resolução CNE nº 02/2019, Resolução CNE nº 01/2006

Resumo

A pesquisa aborda a formação de pedagogos no Brasil, por meio da análise de duas resoluções: a Resolução CNE nº 01/2006 e a Resolução CNE nº 02/2019. A questão central deste estudo é analisar se os objetivos e a organização curricular, direcionados à formação do pedagogo e, em especial, às atividades de apoio escolar delineadas pelas diretrizes vigentes (Brasil, 2006a) estão em consonância com a proposta curricular da Resolução CNE nº 02/2019. O estudo propõe uma abordagem documental examinando documentos regulatórios de 1939, 1969 e 2015. As conclusões indicam que, até o final do século XX, o perfil do pedagogo era voltado para a formação de especialistas com foco na formação para as atividades da gestão escolar. Contudo, a Resolução CNE nº 02/2019 acentua uma a formação para o campo de trabalho, sendo a docência o foco exclusivo, relegando a gestão a um papel complementar.

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Biografia do Autor

Rosana de Sousa Pereira Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Area: Políticas e Gestão da Educação.

Soraia Kfouri Salerno , Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Políticas Educacionais e Sistemas Educativos pela Unicamp/SP; docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2024-06-28

Edição

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