<strong>SABERES NECESSÁRIOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA CRIANÇAS: REVISITANDO AUTORES</strong>

Autores

  • Cristina Pureza Duarte BOÉSSIO Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Palavras-chave:

Ensino de idiomas – Língua estrangeira para crianças – Abordagens de ensino

Resumo

A discussão sobre métodos e abordagens de ensino de língua estrangeira vem sendo realizada ao longo dos tempos e nos é possível perceber, através de vivências enquanto alunos, ou mesmo observando nossos filhos na escola, a falta de produtividade nesse ensino. Como professora de língua espanhola no contexto universitário, preocupada, então, com questões de ensino/aprendizagem de línguas, principalmente de Espanhol para crianças, revisitei métodos e abordagens, buscando autores para ancorar o trabalho feito com crianças, o que, acredito, deveria começar nas séries iniciais do ensino fundamental. Essa busca foi incentivada, também, pelas práticas de estágio que os futuros docentes vivenciam no Curso de Letras. Nessa pesquisa, encontrei vários autores que oferecem diretrizes para o ensino de línguas para crianças. É este arcabouço teórico que apresento neste texto, com o objetivo de possibilitar o exercício da reflexão por parte de docentes e futuros docentes de língua estrangeira que atuam ou venham a atuar com crianças e que se sintam comprometidos com um ensino produtivo de idiomas.

Biografia do Autor

Cristina Pureza Duarte BOÉSSIO, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Cristina Pureza Duarte Boéssio: Professora da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Jaguarão, atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação – FAE da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Faz parte dos grupos de Pesquisa “Educação e Comunicação: movimentos e rumos do GT 16 de Educação e Comunicação (2000 a 2006)” e “Atuação docente mediada por tecnologias e meios de comunicação”, coordenados pela Profa. Dra. Tania Maria Esperon Porto. Junto à UNIPAMPA, coordena o projeto de pesquisa “O futuro docente de língua espanhola e as séries inicias do fundamental – a aprendizagem/aquisição através de canções”. Orienta alunos bolsistas de pesquisa e extensão

Downloads

Edição

Seção

Artigos