<strong>PESQUISA EXPLORATÓRIA DAS POLÍTICAS CURRICULARES EM DOURADOS-MS NO PERÍODO DE 1997 A 2005: RECORRÊNCIAS E PERSPECTIVAS</strong>

Autores

  • Mariclei PRZYLEPA Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Paulo Gomes LIMA Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Palavras-chave:

Política Educacional - Política Curricular - Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo analisou as políticas educacionais no município de Dourados - MS, referentes à tentativa de reorganização curricular no período de 1997 a 2005, considerando respectivamente os governos municipais do PMDB e PT. As discussões foram organizadas em dois blocos com dois eixos cada uma. No primeiro bloco tratou-se das políticas públicas educacionais no contexto neoliberal, seguida da discussão entre as políticas de “continuidade” ou reprodução das políticas públicas nacionais e a possibilidade de uma visão “alternativa” e no segundo contextualizou-se as políticas curriculares no município de Dourados nos anos de 1997-2000 (governo peemedebista); seguidas de discussões acerca das políticas curriculares no município de Dourados nos anos de 2001-2005 (governo petista). O delineamento metodológico foi desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória, a qual possibilitou constatar que o primeiro governo implementou as diretrizes curriculares nacionais conforme o ideário neoliberal do governo FHC, enquanto que o governo petista, à luz de sua proposta delineada pelo movimento de reorganização curricular numa perspectiva freireana avançou como espaço público e democrático de discussão e implementação de um currículo emancipatório, mas apresentou como principal fragilidade o esvaziamento de sua proposta por sua não continuidade e vinculações com segmentos políticos.

Biografia do Autor

Mariclei PRZYLEPA, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Atualmente é professora concursada da Escola Municipal de Dourados. Tem experiência na área de Educação, com: formação continuada de professores; docência no ensino fundamental nos anos iniciais; construção de Projeto Político Pedagógico e coordenação escolar.É aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados no Mato Grosso do Sul, desenvolvendo pesquisas na área de políticas públicas da educação, recortando as políticas curriculares

Paulo Gomes LIMA, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Professor do quadro permanente do Programa de Mestrado em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD). Membro do grupo de Pesquisa FAED/CNPQ Estado, Política e Gestão da Educação. Pós-doutoramento pela Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP) com a temática “Ações afirmativas como eixo de inclusão de classes sociais menos favorecidas à universidade brasileira: Um terceiro olhar entre pontos e contrapontos” na área de concentração em Filosofia e História da Educação, Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) – FCLAR/UNESP-SP e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Exerce atividades no magistério superior com ênfase em Políticas Educacionais, Universidade e políticas públicas para a Educação Superior. Atualmente desenvolve pesquisa institucional (UFGD) sobre a “Universalização, humanização e democratização de acesso à Universidade no Brasil” e pesquisa interinstitucional (UFGD/UFU) por meio da problemática: “A Democratização do acesso à Universidade no Brasil entre rupturas permanências: uma 26 Revista e-curriculum, São Paulo, v.6 n.1 Dezembro 2010 http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum análise das políticas educacionais a partir o PDE, REUNI e Reorganização dos IFETS”. Dentre alguns trabalhos publicados na literatura especializada em educação, destacam-se: LIMA, Paulo Gomes. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. Artur Nogueira/SP: Amilpress, 2003 e LIMA, Paulo Gomes. Política científica e tecnológica: países desenvolvidos, América Latina e Brasil. Dourados/MS: Editora da UFGD, 2009

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