<strong>CURRÍCULO, AUTONOMIA E PESQUISA NA INTERNET: USANDO WEB-INQUIRY PROJECT NA ESCOLA</strong>

Autores

  • Simão Pedro P. MARINHO Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Alessandra Machado Simões MARINHO Escola Municipal Professor Amílcar Martins
  • Rita Amélia Teixeira VILELA Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

WebQuest – Web-Inquiry Project – Internet – Escola – Autonomia

Resumo

A necessidade de estratégias para o melhor uso da internet na escola levou à criação da WebQuest, cuja utilização rapidamente se disseminou em alguns países. Contudo, a WebQuest, enquanto pesquisa estruturada, é criticada por não permitir maior liberdade aos estudantes, por restringir as fontes de informação, previamente selecionadas, e definir produtos a serem elaborados pelos estudantes. O Web-Inquiry Project surge como uma atividade menos estruturada do que a WebQuest, oferecendo aos estudantes liberdade para conduzirem sua própria investigação, podendo escolher as fontes de dados online, definir formas de manipulá-los e analisá-los e, ainda, as melhores estratégias para comunicar os resultados das suas descobertas. Com certeza o Web-Inquiry Project é uma alternativa que avança em relação à WebQuest por permitir maior autonomia aos estudantes, oferecendo a possibilidade de um uso mais rico do computador e da internet na escola. O artigo descreve o Web-Inquiry Project e aponta a perspectiva de sua incorporação curricular no Ensino Médio e na Educação Superior, o que deve ser considerada pela escola que se pretende contemporânea de uma sociedade imersa em tecnologias digitais de informação e comunicação e que busca um melhor uso da internet, enquanto recurso para a aprendizagem, aliado à autonomia dos alunos

Biografia do Autor

Simão Pedro P. MARINHO, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor titular da PUC Minas, onde responde pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação e é responsável pela disciplina Informática no Ensino de Ciências e Biologia, no Curso de Ciências Biológicas. Líder do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais em Educação, certificado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq. Atualmente integra o Grupo de Trabalho de Assessoramento do Projeto e coordena o Grupo de Formação e Pesquisa em Minas Gerais do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, iniciativa da Presidência da República e sob responsabilidade do MEC/SEED.

Alessandra Machado Simões MARINHO, Escola Municipal Professor Amílcar Martins

bacharel e licenciada em Ciências e Biologia, Especialista em Biologia dos Vertebrados e Mestre em Educação pela PUC Minas. É professora da Escola Municipal Professor Amílcar Martins, em Belo Horizonte. Tem experiência na formação de professores, havendo exercido atividades no CAPE/SMED de Belo Horizonte. Membro do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais em Educação, certificado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq e do grupo de Formação e Pesquisa Acompanhamento em Minas Gerais do Projeto UCA – Um Computador por Aluno

Rita Amélia Teixeira VILELA, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade de Frankfurt, Alemanha, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. É pesquisadora da área de Sociologia do Currículo e desenvolve pesquisa empírica e teórica sobre questões do currículo escolar, mais precisamente sobre a relação entre escola e sociedade presentes nas dinâmicas que dão materialidade aos currículos propostos

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