<strong>CURRÍCULO E TECNOLOGIA – DO RACIOCÍNIO SEMIÓTICO ABDUTIVO EM PEIRCE AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS EM VYGOTSKY</strong>
Palavras-chave:
currículo – tecnologia de informação e comunicação – aprendizagem –Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que tem como foco a construção de propostas educacionais que utilizam a mediação tecnológica. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) adentraram as escolas brasileiras de maneira irreversível, e com esse advento tecnológico surgiram muitas dúvidas quanto a real relação entre a tecnologia e os processos de ensino e aprendizagem, procurando-se entender quais as principais competências necessárias à aprendizagem com mediação das TIC. Esta pesquisa utilizou a enquete como metodologia, a partir de um questionário com perguntas abertas aplicado a cento e dez professores do município do Rio de Janeiro. Como referencial teórico de análise foram estabelecidos dois conceitos fundamentais: o de raciocínio semiótico abdutivo, elaborado por Charles Peirce e o de conhecimentos prévios, por Lev Vygotsky. Para ilustrar este texto são apresentados os resultados obtidos às perguntas relacionadas às competências cognitivas para a aprendizagem com mediação da TIC, onde foram encontradas referências ao raciocínio semiótico abdutivo e aos conhecimentos prévios, entre outros. Por fim, na conclusão do texto, são apresentadas algumas recomendações para a arquitetura curricular mediada pela tecnologia.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.