<strong>CURRÍCULO E TECNOLOGIA – DO RACIOCÍNIO SEMIÓTICO ABDUTIVO EM PEIRCE AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS EM VYGOTSKY</strong>

Autores

  • Ecivaldo de Souza Matos Universidade de São Paulo
  • Eloiza da Silva Gomes Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Franscisca de Oliveira Cruz Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

currículo – tecnologia de informação e comunicação – aprendizagem –

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que tem como foco a construção de propostas educacionais que utilizam a mediação tecnológica. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) adentraram as escolas brasileiras de maneira irreversível, e com esse advento tecnológico surgiram muitas dúvidas quanto a real relação entre a tecnologia e os processos de ensino e aprendizagem, procurando-se entender quais as principais competências necessárias à aprendizagem com mediação das TIC. Esta pesquisa utilizou a enquete como metodologia, a partir de um questionário com perguntas abertas aplicado a cento e dez professores do município do Rio de Janeiro. Como referencial teórico de análise foram estabelecidos dois conceitos fundamentais: o de raciocínio semiótico abdutivo, elaborado por Charles Peirce e o de conhecimentos prévios, por Lev Vygotsky. Para ilustrar este texto são apresentados os resultados obtidos às perguntas relacionadas às competências cognitivas para a aprendizagem com mediação da TIC, onde foram encontradas referências ao raciocínio semiótico abdutivo e aos conhecimentos prévios, entre outros. Por fim, na conclusão do texto, são apresentadas algumas recomendações para a arquitetura curricular mediada pela tecnologia.

Biografia do Autor

Ecivaldo de Souza Matos, Universidade de São Paulo

Doutoranddo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo

Eloiza da Silva Gomes Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Franscisca de Oliveira Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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