<strong>ATITUDE INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO ONLINE DE GESTORES ESCOLARES SOB ENFOQUE DA COMPLEXIDADE</strong>

Autores

  • Ana Maria Di Grado Hessel PUCSP
  • Ivani Catarina Arantes Fazenda PUCSP

Palavras-chave:

interdisciplinaridade - formação online - gestão escolar - complexidade.

Resumo

Este artigo relata uma experiência de formação online de gestores escolares, na qual é valorizada a reflexão sobre suas trajetórias individuais e coletivas, bem como a construção significativa da ação gestora. Trata-se de uma pesquisa-ação-formação que investiga a atitude interdisciplinar de parceria do formador, que emerge na relação intersubjetiva entre o gestor formador e o gestor em formação, nas narrativas dos diários de bordo de um ambiente virtual. O objetivo é retratar a atitude interdisciplinar junto ao percurso reflexivo dos gestores, por meio da análise interpretativa do teor de suas narrativas, ancorada no referencial do pensamento complexo de Morin. A apreciação dos relatos de três gestoras em formação, revela a singularidade de suas percepções diante do desafio de mobilizar suas equipes escolares para uma ação coletiva. A atitude de parceria é um elemento valioso nos ambientes de formação online, porque pode desenvolver um papel de acompanhamento de cada trajetória de formação e contribuir no processo de reelaboração da prática vivida.

Biografia do Autor

Ana Maria Di Grado Hessel, PUCSP

Docente da PUC/SP na Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais e na Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.

Ivani Catarina Arantes Fazenda, PUCSP

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUCSP

Downloads

Edição

Seção

Artigos