<strong>O CURRÍCULO EM AÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE EDUCADORES PESQUISADORES EM MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS EM 3D (MDV3D)</strong>
Palavras-chave:
Currículo, Construção do conhecimento, Formação do Educador, MundoResumo
Este artigo discute o currículo em ação nos processos de ensinar e de aprender, vivenciados numa leitura dirigida (LD) ofertada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, bem como os conhecimentos construídos ao longo da atividade, desenvolvida a partir desse currículo. A LD “Conhecer é viver; viver é conhecer: estudos sobre a teoria de Humberto Maturana” foi proposta para atender aos educadores-pesquisadores em processo de formação que desejavam melhor compreender os estudos de Maturana e a sua contribuição para a área da Educação, sobretudo, o entendimento do que são e o funcionamento das máquinas autopoiéticas e máquinas alopoiéticas, bem como o acoplamento estrutural que ocorre entre elas, tendo como ambiente de exploração e de interação o metaverso (MDV3D) Second Life. Os processos de interação realizados no viver e conviver, resultaram em análises estruturadas pelas estudantes (educadoras-pesquisadoras em formação) e pela educadora-pesquisadora do PPG em Educação - responsável pela LD, no sentido de dar significado ao aforismo de Maturana e Varela (2002) “Fazer surgir um mundo”, por meio da proposta curricular, desenvolvida na LD.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.