<strong>ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: ALGUMAS REFLEXÕES</strong>

Autores

  • Ana Lúcia Marran Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal da Grande

Palavras-chave:

estágio - educação superior - reflexões sobre estágios

Resumo

Este estudo discute o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), suas concepções e desafios no e para ensino superior brasileiro. Por se tratar de um estudo reflexivo, buscou-se a fundamentação teórica por meio de uma revisão de literatura da área, bem como dos norteamentos trazidos pela Lei 11788/2008, denominada de “nova lei de estágio”. Os resultados apontam que o ECS é visto como um meio de desenvolver habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento das profissões devendo fazer parte do projeto pedagógico de cursos de graduação; o que certamente não pode ser confundido ou trabalhado simplesmente como exigências do mercado capitalista. O entendimento do estágio através da prática reflexiva com articulação entre o ensino e o campo de trabalho confere aos seus atores o instrumental necessário para que o objetivo seja alcançado: a construção de um trabalhador que reflete as suas condições materiais de existência.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Marran, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) Aluna do Programa de Mestrado em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados Grupo de Estudo Estado, Políticas e Gestão da Educação (GEPGE)

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal da Grande

Professor do Mestrado em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Grupo de Estudo Estado, Políticas e Gestão da Educação (GEPGE)

Downloads

Edição

Seção

Artigos