<strong>INOVAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR</strong>

Autores

  • Marcos Tarciso Masetto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Palavras-chave:

Inovação, ensino superior, currículo, projetos inovadores

Resumo

Este artigo procura debater a questão da Inovação Curricular aplicada ao Ensino Superior. Nosso objetivo é esclarecer o conceito de inovação, em geral usado numa polissemia de significados que se estendem de simples modismos a alterações profundas nos cursos de graduação. O uso equívoco do termo tem trazido muita confusão nas discussões das modificações no ensino superior, o que merece um estudo para que se conceitue melhor este termo “Inovação”. Nossa metodologia de pesquisa partiu da identificação de projetos de ensino superior que defendiam metas amplas e educacionais para a formação de seus profissionais e propunham diferenças significativas em suas organizações curriculares. Analisando-os e comparando com concepções de currículo e inovação educacional chegamos a elucidar a questão proposta. Como resultado, tivemos oportunidade de oferecer ao debate de nossos leitores uma concepção de inovação curricular como sendo a característica fundamental para se pensar, propor e implantar uma inovação nos cursos de raduação do ensino superior.

Biografia do Autor

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Livre Docente em Didática do Ensino Superior Departamento de Fundamentos de Educação área Educação e Currículo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

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