<strong>CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO ONLINE EM UMA PERSPECTIVA FREIRIANA</strong>

Autores

  • Angélica Ramacciotti Instituto Paulo Freire
  • Jaciara de Sá Carvalho Instituto Paulo Freire
  • Julciane Rocha Instituto Paulo Freire

Palavras-chave:

EaD, diálogo freiriano, leitura do mundo, Paulo Freire, comunidade virtual de aprendizagem

Resumo

Este estudo visa provocar algumas reflexões, ainda que iniciais, a respeito de características importantes para uma formação online inspirada na pedagogia freiriana. Para tanto, optamos pelo desenvolvimento da pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, incluindo nossas produções acadêmicas na área e algumas das produções de Paulo Freire. A análise nos levou a considerar como categoria central o diálogo. Assim, neste breve texto, apresentamos algumas considerações sobre o diálogo, segundo o olhar de Paulo Freire. E, partindo deste referencial, chegamos ao entendimento de que, para propor uma ação educativa nessa modalidade e perspectiva, seria preciso garantir como etapa principal do planejamento a Leitura do Mundo. Estabelecendo uma relação entre a perspectiva freiriana de Educação e as abordagens de Educação online, consideramos que o grande desafio seria direcionar esforços para que os educandos, educandas e educadores constituam uma comunidade virtual de aprendizagem.

Biografia do Autor

Angélica Ramacciotti, Instituto Paulo Freire

Educadora, jornalista e revisora. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), parecerista de revistas científicas na área de educação, coordenadora de comunicação do Instituto Paulo Freire e criadora do site Diálogo Online. Já atuou como educadora na modalidade a distância no Instituto Paulo Freire.

Jaciara de Sá Carvalho, Instituto Paulo Freire

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, especialista em Gestão de Processos de Comunicação (ECA/USP) e bacharel em Comunicação (PUC-SP). Atualmente, coordena o Setor de Educação a Distância do Instituto Paulo Freire. Já atuou na equipe brasileira do Programa EducaRede e foi professora nos Ensinos Infantil e Fundamental e em Cursos de Pós-Graduação. É autora do livro "Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela Internet".

Julciane Rocha, Instituto Paulo Freire

Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP e Membro do Grupo de Pesquisa/CNPq 'Currículo: questões atuais', da PUC-SP. Designer Instrucional (EaD) e Assistente Pedagógica em Projetos Educacionais no Instituto Paulo Freire. Docente nas disciplinas do curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré. Pós-graduada em Design Instrucional para Educação Online (2009) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Gestão Educacional (2007) pela FMU/SP. Graduação em Letras - Licenciatura em Português e Francês pela Universidade de São Paulo (2004). Já atuou como Professora de Francês, Professora Alfabetizadora e Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Edição

Seção

Artigos