<strong>DIMENSÕES DA EMANCIPAÇÃO EM ABORDAGENS CRÍTICAS E PÓSCRÍTICAS DE CURRÍCULO</strong>

Autores

  • Angélica Araújo de Melo Maia Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

emancipação – currículo – abordagens críticas e pós-críticas

Resumo

Nesse trabalho são discutidos os sentidos atribuídos à categoria emancipação em abordagens críticas e pós-críticas de currículo, argumentando-se pela necessidade de se articular sentidos da emancipação mais adequados aos contextos sociais e educacionais da contemporaneidade. Tal argumento se justifica em função dos processos de produção de saberes e de culturas no mundo atual. Tais processos são caracterizados por um constante movimento de inclusão e exclusão de demandas, cujas fixações são contingentes e passíveis de desconstrução. Para exemplificar como a emancipação é pensada em perspectivas críticas e pós-críticas de currículo, utilizam-se as teorizações de Henry Giroux e Paulo Freire considerando as obras iniciais desses autores, por um lado, e as teorizações do sociólogo Ernesto Laclau por outro. Espera-se que o artigo venha a fornecer subsídios teóricos para trabalhos na área de currículo que se dirijam à análise de documentos e práticas curriculares inseridas no contexto histórico em que vivemos.

Biografia do Autor

Angélica Araújo de Melo Maia, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco Mestre em Educação pela Universidade da Columbia Britânica, Canadá.

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