<strong>DIMENSÕES DA EMANCIPAÇÃO EM ABORDAGENS CRÍTICAS E PÓSCRÍTICAS DE CURRÍCULO</strong>
Palavras-chave:
emancipação – currículo – abordagens críticas e pós-críticasResumo
Nesse trabalho são discutidos os sentidos atribuídos à categoria emancipação em abordagens críticas e pós-críticas de currículo, argumentando-se pela necessidade de se articular sentidos da emancipação mais adequados aos contextos sociais e educacionais da contemporaneidade. Tal argumento se justifica em função dos processos de produção de saberes e de culturas no mundo atual. Tais processos são caracterizados por um constante movimento de inclusão e exclusão de demandas, cujas fixações são contingentes e passíveis de desconstrução. Para exemplificar como a emancipação é pensada em perspectivas críticas e pós-críticas de currículo, utilizam-se as teorizações de Henry Giroux e Paulo Freire considerando as obras iniciais desses autores, por um lado, e as teorizações do sociólogo Ernesto Laclau por outro. Espera-se que o artigo venha a fornecer subsídios teóricos para trabalhos na área de currículo que se dirijam à análise de documentos e práticas curriculares inseridas no contexto histórico em que vivemos.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.