<strong>O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NO CAMPO DE FORÇAS DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO: A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA</strong>
Palavras-chave:
Paulo Freire, políticas de currículo, democratização da escola.Resumo
O objetivo desse artigo, no ano de comemoração dos 90 anos de nascimento de Paulo Freire, é destacar e analisar a vigência e a vitalidade do pensamento desse educador que influenciou o ideário educacional de várias gerações do século XX e cujo legado vem sendo recriado por povos de múltiplas geografias, em diferentes momentos históricos. Em especial, o texto trata da contribuição de Freire para as políticas de currículo, no Brasil, a partir da década de 90, que tomam como referência a política da Secretaria Municipal de São Paulo, no período em que Paulo Freire assumiu a pasta da Educação, como secretário. Trabalha-se, nesse texto, com argumentos que visam a demonstrar ser possível e desejável construir uma práxis na qual as escolas tenham voz e autonomia, caracterizando-se como conceptoras de currículo. Como ilustração, serão apresentadas políticas curriculares desenvolvidas em diferentes redes de ensino analisadas em pesquisas integradas à Cátedra Paulo Freire, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.