<strong>A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPq</strong>
Palavras-chave:
Educação Freireana, Pesquisa, Educação Popular, Políticas Públicas, Práticas Educativas.Resumo
O artigo analisa a presença de Paulo Freire nos Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq tomando como base de estudo a descrição dos grupos que investigam sobre a Educação Freireana e suas linhas de investigação. As informações disponibilizadas oportunizam a configuração geral dos grupos, evidenciando a distribuição dos grupos por região, estado e universidade, o pertencimento à área de conhecimento, o número de pesquisadores e estudantes e a temática central de investigação. A análise das informações sobre os grupos revela a presença predominante de quatro eixos temáticos de investigação: estudos sobre a obra de Paulo Freire; a relação entre Filosofia e Educação e a formação crítico-interrogativa nos processos educativos; a influência de Paulo Freire na formação e nas práticas educacionais; e a presença de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino. Sobre o último eixo, identifica-se o interesse dos pesquisadores em investigar a concretude dos princípios freireanos na formulação e implementação de distintas políticas educacionais no Brasil, o que revela o compromisso político com a democratização da educação e da sociedade, uma articulação com movimentos sociais e instituições do poder público e da sociedade civil e um reposicionamento do papel da universidade, que assume a luta pela superação das assimetrias sociais.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.