<strong>A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPq</strong>

Autores

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira UEPA
  • João Colares da Mota Neto UEPA
  • Salomão Antônio Mufarrej Haje UFPA

Palavras-chave:

Educação Freireana, Pesquisa, Educação Popular, Políticas Públicas, Práticas Educativas.

Resumo

O artigo analisa a presença de Paulo Freire nos Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq tomando como base de estudo a descrição dos grupos que investigam sobre a Educação Freireana e suas linhas de investigação. As informações disponibilizadas oportunizam a configuração geral dos grupos, evidenciando a distribuição dos grupos por região, estado e universidade, o pertencimento à área de conhecimento, o número de pesquisadores e estudantes e a temática central de investigação. A análise das informações sobre os grupos revela a presença predominante de quatro eixos temáticos de investigação: estudos sobre a obra de Paulo Freire; a relação entre Filosofia e Educação e a formação crítico-interrogativa nos processos educativos; a influência de Paulo Freire na formação e nas práticas educacionais; e a presença de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino. Sobre o último eixo, identifica-se o interesse dos pesquisadores em investigar a concretude dos princípios freireanos na formulação e implementação de distintas políticas educacionais no Brasil, o que revela o compromisso político com a democratização da educação e da sociedade, uma articulação com movimentos sociais e instituições do poder público e da sociedade civil e um reposicionamento do papel da universidade, que assume a luta pela superação das assimetrias sociais.

Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, UEPA

Doutorado em Educação: Currículo pela PUCSP e pela UNAM-UAM-México Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA

João Colares da Mota Neto, UEPA

Mestrado em Educação pela UEPA Professor do Curso de Pedagogia da UEPA

Salomão Antônio Mufarrej Haje, UFPA

Doutorado em Educação: Currículo pela PUCSP e pela Universidade de Wisconsin-Madison. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA