<strong>“ESSA É SUA PASTA E SUA TURMA” - INSERÇÃO DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO E SUAS IMPLICAÇÕES CURRICULARES</strong>

Autores

  • Rita de Cássia Frangella Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Política curricular, Discurso, Identidade

Resumo

Resumo: O artigo discute, a partir de questão emergente em pesquisa sobre trajetória de uma proposta curricular numa rede municipal de ensino, a entrada do professor na rede de ensino - os tópicos da representação, sujeito/identidade na discussão que faz acerca da dimensão discursiva do social e a tensão universalismo/particularismo, em diálogo com as proposições de Ernesto Laclau e Homi Bhabha. Destaca-se a narrativa das professoras problematizando o processo político de construção de identidades coletivas, argumentando que essas se constituem em ato e não a partir de nem fundam princípios, o que traz implicações acerca da própria identidade docente. Defende-se que a problematização proposta contribua para o diálogo-produção de políticas curriculares, na observação do caráter cíclico e flutuante da significação, que não permite a fixação de fronteiras uniformes, mas exige pensar a construção de políticas curriculares como elaborações político-discursivas. Palavras-chave: política curricular – discurso – representação - identidade

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela UERJ. Professora da Faculdade de Educação da UERJ e do programa de pós-graduação em Educação Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (FEBF/UERJ)

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Publicado

2013-08-31

Edição

Seção

Artigos