<strong>MEMORIAL REFLEXIVO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM CURSO ON LINE</strong>

Autores

  • Raquel Aparecida Souza UFT

Palavras-chave:

avaliação formativa, memorial reflexivo, curso on line

Resumo

Esse artigo analisa a experiência de avaliação em um curso on line que utilizou o Memorial Reflexivo como um de seus instrumentos, visando compreender se essa prática apresenta subsídios que contribuem para uma perspectiva de avaliação formativa. Foram analisadas as respostas dos Memoriais em uma turma de especialização em gestão pedagógica a partir da reflexão individual de cada aluno sobre o que ele aprendeu, quais as dificuldades ele encontrou, como as superou além das sugestões e críticas feitas ao curso. Os resultados apontam que o uso do Memorial vem se constituindo como um espaço de avaliação e formação, pois, a partir de um procedimento avaliativo, obtém-se elementos para um repensar coletivo, implicando em uma prática diferenciada e construção de aprendizagens mais significativas.

Biografia do Autor

Raquel Aparecida Souza, UFT

Pedagoga, Mestre em Educação

Downloads

Publicado

2014-01-21

Edição

Seção

Artigos