<strong>TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA: UM ESTUDO DE CASO COM OS EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA</strong>
Palavras-chave:
Educação técnica, IFBA, Mundo do trabalhoResumo
O presente artigo pretende contribuir para as discussões a respeito da formação teórica e prática dos cursos técnicos de nível médio, a partir da visão que os egressos do Instituto Federal da Bahia (IFBA) têm a respeito da sua formação e da absorção no mundo do trabalho. Os sujeitos da investigação foram os egressos dos cursos técnicos, na modalidade subsequente, inseridos no mundo do trabalho em áreas relacionadas ao curso realizado, cuja conclusão tenha acontecido nos anos de 2005 e 2006. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário, os dados quantitativos foram tratados estatisticamente, através de percentuais e apresentados na forma de gráficos e tabelas, enquanto os dados qualitativos foram tratados de forma interpretativa. Os resultados revelaram que os alunos que procuram a educação profissional de nível técnico buscam, principalmente, obter uma profissão e uma colocação profissional, mas também aspiram que a escola os prepare para o prosseguimento dos estudos.Downloads
Publicado
2013-08-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.