<strong>TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA: UM ESTUDO DE CASO COM OS EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA</strong>

Autores

  • Romilson Lopes Sampaio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Ana Rita Silva Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Palavras-chave:

Educação técnica, IFBA, Mundo do trabalho

Resumo

O presente artigo pretende contribuir para as discussões a respeito da formação teórica e prática dos cursos técnicos de nível médio, a partir da visão que os egressos do Instituto Federal da Bahia (IFBA) têm a respeito da sua formação e da absorção no mundo do trabalho. Os sujeitos da investigação foram os egressos dos cursos técnicos, na modalidade subsequente, inseridos no mundo do trabalho em áreas relacionadas ao curso realizado, cuja conclusão tenha acontecido nos anos de 2005 e 2006. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário, os dados quantitativos foram tratados estatisticamente, através de percentuais e apresentados na forma de gráficos e tabelas, enquanto os dados qualitativos foram tratados de forma interpretativa. Os resultados revelaram que os alunos que procuram a educação profissional de nível técnico buscam, principalmente, obter uma profissão e uma colocação profissional, mas também aspiram que a escola os prepare para o prosseguimento dos estudos.

Biografia do Autor

Romilson Lopes Sampaio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP; Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Ana Rita Silva Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Mestre e Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP; Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)

Downloads

Publicado

2013-08-31

Edição

Seção

Artigos