<strong>MÍDIAS DIGITAIS NA ESCOLA: A “ETERNA” FASE DE TRANSIÇÃO? APROPRIAÇÕES E PERSPECTIVAS ENCONTRADAS ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES</strong>
Palavras-chave:
Apropriação de mídias digitais, Práticas docentes, Perspectivas pedagógicasResumo
O presente trabalho discute a visão de mestres e alunos quanto ao uso da internet e como os professores trabalham essa utilização na docência. Baseia-se nos resultados de três pesquisas de desenho qualitativo realizadas no Rio de Janeiro, Brasil, ouvindo a opinião de dois grupos de professores e um grupo de jovens adolescentes sobre o tema. Utiliza como pano de fundo um levantamento bibliográfico sobre mídias digitais e redes sociais em matérias publicadas em dois veículos de grande penetração no Brasil, Revistas Época e IstoÉ, entre janeiro de 2009 e abril de 2010. Quanto aos grupos de professores escolhidos, um constituiu-se sem qualquer preocupação de filtragem quanto ao uso do espaço digital na docência e o outro, com professores que já incluem, em suas práticas, o uso das mídias digitais. Quanto ao grupo de jovens, eram adolescentes que terminaram o ensino médio e que estavam a caminho da universidade.Downloads
Publicado
2013-08-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.