A DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA POLÍTICA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (RJ)

Autores/as

  • Maria Jacqueline Girão Soares Lima Faculdade de Educação da UFRJ
  • Alice Casimiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Educação ambiental, Ciclo de políticas, Recontextualização, Política de currículo.

Resumen

Neste trabalho, buscamos compreender a política curricular associada à disciplina “Educação Ambiental” em Armação dos Búzios (RJ). Com base na história ambiental de Búzios, em documentos curriculares e em entrevistas realizadas com professores e membros da Secretaria Municipal de Educação, procuramos evidenciar a recontextualização dos textos das políticas. Apoiamo-nos na abordagem do ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball e nas interpretações de Alice Lopes, para quem a política de currículo é uma produção de significações curriculares desenvolvida em múltiplos contextos, rompendo com a polarização entre política e prática e superando a compreensão da escola como implementadora da política. A disciplina Educação Ambiental foi ancorada no discurso em defesa da conscientização das novas gerações sobre os problemas ambientais vividos pelo município. Esse discurso, contudo, não pôde garantir a manutenção da disciplina após mudanças na direção política do município.

Biografía del autor/a

Maria Jacqueline Girão Soares Lima, Faculdade de Educação da UFRJ

Bacharel em Ecologia e licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ, especialista em Ensino de Ciências pela UFF e mestre em Educação pela UFF. Professora de Didática e Prática de Ensino em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação da UFRJ e membro do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/PPGE/UFRJ). Como doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ, desenvolve pesquisa sobre a tensão disciplinaridade/integração na Educação ambiental nos contextos escolares.

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada em Química pela UERJ, mestre em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE/FGV) e doutora em Educação pela UFRJ. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro www.proped.pro.br e coordenadora do grupo de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura www.curriculo-uerj.pro.br. Bolsista de produtividade nível I do CNPq.

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Sección

Artigos