Dossiê Temático ABdC 2026 "Currículo e discurso: reinventar o passado, reinscrever o futuro"

2025-11-17

A Revista e-Curriculum (ISSN: 1809-3876 – Qualis A2), publicação eletrônica, trimestral, aberta ao público, mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), abre a presente Chamada aos  pesquisadores da comunidade acadêmica para o envio de artigos científicos para a Edição Temática da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) 2026 denominada “Currículo e discurso: reinventar o passado, reinscrever o futuro”, a ser publicada na edição v. 24 (2026): fluxo contínuo.

Período de Submissões: de 01 de dezembro de 2025 até 15 de fevereiro de 2026.

Idiomas: Português, Inglês e Espanhol.

Organizadores do Dossiê:
  • Dra. Marcia Serra Ferreira (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro – RJ, Brasil)
  • Dr. André Vitor Fernandes dos Santos (Universidade de Brasília – UnB, Brasília – DF, Brasil)
  • Dr. Thomas Popkewitz (University of Wisconsin-Madison, USA)

Justificativa

Desde os anos de 1990, o campo do Currículo tem sido ‘contagiado’ pelas teorizações pós-críticas, reconfigurando as relações entre linguagem e cultura. Em tal movimento, noções importantes para o campo – como as de conhecimento e poder –, ganham outros contornos, sendo percebidas em meio a sistemas de razão que participam da constituição dos sujeitos da educação. Nessa perspectiva, são os discursos educacionais, portanto, que produzem quem somos e o que podemos dizer e pensar sobre os currículos da educação básica e da formação de professores. Fazemos isso do presente, em um movimento que articula as experiências passadas e as projeções de futuro. Isso significa questionar a linearidade dos acontecimentos, reorganizando o modo como vimos pensando a relação entre passado, presente e futuro nas pesquisas no campo. Nesse dossiê, queremos reunir textos voltados para três focos temáticos: (1º) investigações em perspectiva histórica que problematizem os currículos escolares e acadêmicos do presente a partir do questionamento das relações de causalidade e de uma cronologia linear e contínua; (2º) estudos sobre políticas que percebem os currículos como dispositivos que organizam as experiências passadas na tentativa de controlar os nossos medos e a imprevisibilidade do futuro; (3º) pesquisas interessadas em como os sujeitos da educação se constituem na relação com os currículos, produzindo expectativas de futuro que incluem e, simultaneamente, excluem possibilidades de ser e estar no mundo. Em torno desses três focos temáticos, serão acolhidos artigos com resultados de pesquisas e ensaios teóricos que, tensionando a relação entre currículo e discurso, possam, na contemporaneidade, contribuir para reinventar o passado e reinscrever o futuro.

 Informações Importantes

A edição será bilíngue (Português ou Espanhol e Inglês). Os textos serão submetidos em Português, Espanhol ou Inglês e devem estar em conformidade com o  uso da norma culta de cada Língua e as normas da Revista, disponíveis em Diretrizes para Autores.

Serão selecionados entre 12 (doze) e 18 (dezoito) artigos, garantindo-se a diversidade internacional, institucional, regional e temática. Os textos aprovados deverão apresentar, obrigatoriamente, uma versão em um segundo idioma, conforme indicação da Editoria.

Seguindo as condições de parceria entre a ABdC e os periódicos parceiros, destacamos que:

  1. os/as autores/as poderão encaminhar um único artigo, escrito individualmente ou em parceria, para uma única edição temática ABdC/2026, a ser publicada nos periódicos parceiros;
  2. caso o texto seja aprovado, é condição para a publicação que todos/as os/as autores/as estejam  associados à ABdC, com anuidades atualizadas (https://abdcurriculo.com.br/);
  3. as normas da ABdC não se sobrepõem àquelas dos periódicos, inclusive no que se refere ao intervalo mínimo de tempo que se deve observar para publicar em uma mesma revista  acadêmica. Portanto, verifique as normas do periódico ao qual esse dossiê está

A submissão de trabalhos deverá ser feita na plataforma de submissão da Revista e-Curriculum: http://revistas.pucsp.br/curriculum/about/submissions#authorGuidelines, na seção Edição Temática ABdC 2026 “Currículo e discurso: reinventar o passado, reinscrever o futuro”, no período de 01 de dezembro de 2025 a 15 de fevereiro de 2026.

São Paulo, 17 de novembro de 2025.

Profa. Dra. Marcia Serra Ferreira

Prof. Dr. André Vitor Fernandes dos Santos

Prof. Dr. Thomas Popkewitz