Investigação da habilidade auditiva central de interação binaural em metalúrgicos com e sem perda auditiva

Maysa Tibério Ubrig, Fátima Cristina Alves Branco-Barreiro

Resumo


O presente estudo teve como objetivo principal investigar o MLD – Limiar Diferencial de Mascaramento, em indivíduos expostos a ruído, com e sem perda auditiva e comparar os resultados obtidos aos de um grupo controle (1), com audição normal e sem exposição a ruído ocupacional. Todos os indivíduos foram submetidos à avaliação audiológica completa e ao teste MLD, nas freqüências de 500 e 1000 Hz. Os trabalhadores metalúrgicos fizeram parte dos grupos 2 e 3. O grupo 2 foi composto de 15 indivíduos com avaliação audiológica normal e o grupo 3, de 15 indivíduos que apresentavam resultados compatíveis com perda auditiva neurossensorial nas freqüências altas.
O desempenho dos grupos 2 e 3 no MLD em 500 Hz foi inferior ao grupo controle, e essa diferença se mostrou estatisticamente significante quando comparamos aos grupos controle e 3, e o valor obtido no grupo 3 nessa mesma freqüência está abaixo da normalidade. O desempenho dos grupos 2 e 3 no MDL em 1000 Hz foi inferior ao grupo controle, porém a diferença dos valores não mostrou ser um resultado estatisticamente significante e os resultados do grupo 2 e 3 mostraram-se abaixo da normalidade.
A exposição a ruído mostrou-se prejudicial de alguma forma à habilidade auditiva investigada no MLD (interação binaural) e ao sistema auditivo central dos indivíduos estudados.

Palavras-chave


limiar diferencial de mascaramento, habilidade auditiva central, exposição a ruído, perda auditiva.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.