Promoção da saúde auditiva: estratégias educativas desenvolvidas por estudantes do ensino médio
Palavras-chave:
audição, adolescente, perda auditiva provocada por ruído, promoção da saúde, educação em saúde.Resumo
O objetivo desta comunicação foi apresentar as estratégias educativas voltadas à promoção da saúde auditiva, desenvolvidas por estudantes do ensino médio de uma escola estadual, a partir de uma experiência da atuação fonoaudiológica no contexto escolar. Inicialmente foi realizada uma palestra, mediada por uma fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, que usou os pressupostos da pedagogia problematizadora para sensibilizar a comunidade escolar sobre os efeitos do ruído na saúde e as dificuldades na obtenção do primeiro emprego frente à perda auditiva. Posteriormente, os alunos, distribuídos em grupos, foram convidados a apresentar estratégias que contemplassem a promoção de saúde auditiva e a prevenção dos efeitos do ruído. Após 30 dias de preparação, no Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – INAD 2010, os grupos apresentaram as estratégias para uma platéia composta por alunos, professores e funcionários da escola. Todas as atividades desenvolvidas foram criativas e interessantes, a platéia mostrou-se envolvida. Os resultados dessa comunicação reforçam a importância da implementação de programas de promoção de saúde auditiva para adolescentes, tendo como foco o envolvimento dos escolares e fomentando a valorização da saúde auditiva na qualidade de vida estudantil.
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Copyright (c) 2014 Aline Gomes de França, Adriana Bender Moreira Lacerda
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