Resolução de problemas e sala de aula invertida: homeomorfismo entre um paraboloide e um plano

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas UNIVERSIDADE FRANCISCANA/professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p81-99

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Resolução de problemas, Homeomorfismos, Ensino de Geometria.

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa participativa, a qual teve por objetivo analisar como estudantes de uma disciplina de Geometria em ação continuada de um programa de ensino utilizam a Metodologia de Resolução de Problemas para desenvolver uma atividade envolvendo homeomorfismos de figuras geométricas. Como metodologia de ensino, foi utilizada a Sala de Aula Invertida, por meio da qual os seis participantes elaboraram uma pesquisa sobre homeomorfismos quinze dias antes da realização da aula presencial, encaminhando-a ao professor-pesquisador em um grupo fechado. Este analisou os textos e, na primeira parte da aula presencial, discutiu-os com os estudantes. Posteriormente, disponibilizou recursos materiais que permitiram elucidar o tema, elaborar construtos visuais e mentais e chegar a um consenso sobre o conceito de homeomorfismo. Em seguida, foi proposto um problema no qual os estudantes deveriam verificar se há homeomorfismo entre um paraboloide e sua projeção ortogonal sobre um plano, explorando a Resolução de Problemas. Os resultados revelam que tanto a Resolução de Problemas quanto a Sala de Aula Invertida permitiram aos participantes construir conhecimentos de temas que, geralmente, não são explorados na formação inicial de estudantes: Topologia e Homeomorfismo geométricos.

 

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Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, UNIVERSIDADE FRANCISCANA/professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Doutor em Educação - Linha de Educação Matemática- UFPR.

Mestre em Mat Pura e Aplicada - UFSC

Especialista em Análise Matemática - UFPEL

Licenciado em Matemática - UCPEL.

Professor Titular aposentada do FURG;

Ex professor da UCPEL e ULBRA.

Atualmente professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática da UFN.

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Publicado

2021-05-02

Como Citar

Leivas, J. C. P. (2021). Resolução de problemas e sala de aula invertida: homeomorfismo entre um paraboloide e um plano. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(1), 81–99. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p81-99

Edição

Seção

Artigos