Resolução de problemas e sala de aula invertida: homeomorfismo entre um paraboloide e um plano

Auteurs

  • José Carlos Pinto Leivas UNIVERSIDADE FRANCISCANA/professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p81-99

Mots-clés :

Sala de aula invertida, Resolução de problemas, Homeomorfismos, Ensino de Geometria.

Résumé

Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa participativa, a qual teve por objetivo analisar como estudantes de uma disciplina de Geometria em ação continuada de um programa de ensino utilizam a Metodologia de Resolução de Problemas para desenvolver uma atividade envolvendo homeomorfismos de figuras geométricas. Como metodologia de ensino, foi utilizada a Sala de Aula Invertida, por meio da qual os seis participantes elaboraram uma pesquisa sobre homeomorfismos quinze dias antes da realização da aula presencial, encaminhando-a ao professor-pesquisador em um grupo fechado. Este analisou os textos e, na primeira parte da aula presencial, discutiu-os com os estudantes. Posteriormente, disponibilizou recursos materiais que permitiram elucidar o tema, elaborar construtos visuais e mentais e chegar a um consenso sobre o conceito de homeomorfismo. Em seguida, foi proposto um problema no qual os estudantes deveriam verificar se há homeomorfismo entre um paraboloide e sua projeção ortogonal sobre um plano, explorando a Resolução de Problemas. Os resultados revelam que tanto a Resolução de Problemas quanto a Sala de Aula Invertida permitiram aos participantes construir conhecimentos de temas que, geralmente, não são explorados na formação inicial de estudantes: Topologia e Homeomorfismo geométricos.

 

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

José Carlos Pinto Leivas, UNIVERSIDADE FRANCISCANA/professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Doutor em Educação - Linha de Educação Matemática- UFPR.

Mestre em Mat Pura e Aplicada - UFSC

Especialista em Análise Matemática - UFPEL

Licenciado em Matemática - UCPEL.

Professor Titular aposentada do FURG;

Ex professor da UCPEL e ULBRA.

Atualmente professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática da UFN.

Références

CCCC 2009c.

BBBB 2009a.

AAAA 2015.

DDDD, 2009

DUARTE, E. M. D.; ALLEVATO, N. S. G. Formulação de Problemas no desenvolvimento de um Jogo Educacional Digital de Matemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 17, 2020, p. 01-25 – e020028

MARTINS, W.S. A Resolução de Problemas de Geometria Espacial sob a perspectiva dos conceitos Vygotskyanos. 2019. 176f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.

MASON, J.; BURTON, L.; STACEY, K. Thinking Mathematically. New York: Pearson, 2. ed, 2010.

ONUCHIC, L.de la R.; ALLEVATO, N.S.G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, SP, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011.

PAVANELLO, R. et al. Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Boletim de Educação Matemática, vol. 31, núm. 58, agosto, 2017, pp.739-759. UNESP, Rio Claro.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

POLYA, G. A arte de resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

SERRES, Michel. Les origenes de la géométrie: tiers libre des fondations. France: Flammarion, 1993.

RODRIGUES, R.U. Sala de aula invertida e geometria: Uma proposta para a formação do professor do ensino fundamental. Educação no Século XXI, v. 32. Matemática/Organização: Editora Poison Belo Horizonte p MG: Poisson, 2019. pp. 32-40.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 24ª ed. rev.e atual. São Paulo: Cortez, 2016.

VALENTE, J.A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014. Editora UFPR. pp. 79-97.

WALLE, J. A. Van de. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2009

Téléchargements

Publiée

2021-05-02

Comment citer

Leivas, J. C. P. (2021). Resolução de problemas e sala de aula invertida: homeomorfismo entre um paraboloide e um plano. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(1), 81–99. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p81-99

Numéro

Rubrique

Artigos