Resolução de problemas e sala de aula invertida: homeomorfismo entre um paraboloide e um plano
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p81-99Palabras clave:
Sala de aula invertida, Resolução de problemas, Homeomorfismos, Ensino de Geometria.Resumen
Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa participativa, a qual teve por objetivo analisar como estudantes de uma disciplina de Geometria em ação continuada de um programa de ensino utilizam a Metodologia de Resolução de Problemas para desenvolver uma atividade envolvendo homeomorfismos de figuras geométricas. Como metodologia de ensino, foi utilizada a Sala de Aula Invertida, por meio da qual os seis participantes elaboraram uma pesquisa sobre homeomorfismos quinze dias antes da realização da aula presencial, encaminhando-a ao professor-pesquisador em um grupo fechado. Este analisou os textos e, na primeira parte da aula presencial, discutiu-os com os estudantes. Posteriormente, disponibilizou recursos materiais que permitiram elucidar o tema, elaborar construtos visuais e mentais e chegar a um consenso sobre o conceito de homeomorfismo. Em seguida, foi proposto um problema no qual os estudantes deveriam verificar se há homeomorfismo entre um paraboloide e sua projeção ortogonal sobre um plano, explorando a Resolução de Problemas. Os resultados revelam que tanto a Resolução de Problemas quanto a Sala de Aula Invertida permitiram aos participantes construir conhecimentos de temas que, geralmente, não são explorados na formação inicial de estudantes: Topologia e Homeomorfismo geométricos.
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