ATIVIDADE PRÁTICA PARA ENSINO DE GEOMETRIA

experimentando uma sequência didática aplicada no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p23-39

Palavras-chave:

Aulas remotas, Cubo, Questões problematizadoras, Aprendizagem de geometria.

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo possibilitar a aprendizagem do cubo através de uma sequência didática com abordagens de atividades experimentais, com intuito de desenvolver o ensino de geometria para os estudantes do 8°ano do ensino fundamental II, de uma escola estadual do Rio Grande do Norte -RN. Diante do cenário de pandemia, aulas remotas foram possibilitadas através das plataformas digitais, de forma a construir uma sequência didática com mediação dos conteúdos de elementos, áreas e volume do cubo. Através de uma avaliação aposteriori verificou-se que, dentre os dezenove participantes, aconteceu a aprendizagem satisfatória de doze estudantes, enquanto cinco apresentaram aprendizagem mediana e somente dois alunos continuaram mantendo as dificuldades diagnosticadas no pré-teste, em todos os quesitos abordados nessa sequência. Os resultados detectam que, ao propor atividades experimentais com questões problematizadoras, facilita-se a aprendizagem dos conceitos geométricos e que as sequências didáticas são metodologias úteis no ensino remoto.

 

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Biografia do Autor

Edivanha Bezerra da Silva Soares, Universidade estadual do Rio Grande do Sorte

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM (2020). Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (2014). É especialista com Pós Graduação em Ensino de Matemática e Física. Tem experiência na área de ensino de matemática, com ênfase em metodologias educativas e a produção de jogos educativos para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes. Atualmente é professora da Escola Estadual´ Prof ª Maria Edilma de Freitas' Ensino Fundamental e Médio 

Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido: Mossoro, RN, BR

É Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará, possui mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscopia da Matéria Condensada; Outras Interações da Matéria com Radiação. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), mestrado acadêmico. Concentra interesse pelos estudos na área de ciências exatas, dedicando-se especialmente às temáticas de pesquisa: instrumentação para o ensino de ciências exatas, Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências exatas e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

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Publicado

2021-10-21

Como Citar

da Silva Soares, E. B., & Barros de Oliveira, G. F. (2021). ATIVIDADE PRÁTICA PARA ENSINO DE GEOMETRIA: experimentando uma sequência didática aplicada no ensino remoto. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(2), 23–39. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p23-39

Edição

Seção

Artigos