ATIVIDADE PRÁTICA PARA ENSINO DE GEOMETRIA
experimentando uma sequência didática aplicada no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p23-39Palavras-chave:
Aulas remotas, Cubo, Questões problematizadoras, Aprendizagem de geometria.Resumo
Este artigo tem como objetivo possibilitar a aprendizagem do cubo através de uma sequência didática com abordagens de atividades experimentais, com intuito de desenvolver o ensino de geometria para os estudantes do 8°ano do ensino fundamental II, de uma escola estadual do Rio Grande do Norte -RN. Diante do cenário de pandemia, aulas remotas foram possibilitadas através das plataformas digitais, de forma a construir uma sequência didática com mediação dos conteúdos de elementos, áreas e volume do cubo. Através de uma avaliação aposteriori verificou-se que, dentre os dezenove participantes, aconteceu a aprendizagem satisfatória de doze estudantes, enquanto cinco apresentaram aprendizagem mediana e somente dois alunos continuaram mantendo as dificuldades diagnosticadas no pré-teste, em todos os quesitos abordados nessa sequência. Os resultados detectam que, ao propor atividades experimentais com questões problematizadoras, facilita-se a aprendizagem dos conceitos geométricos e que as sequências didáticas são metodologias úteis no ensino remoto.
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Referências
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