NUMERAMENTO EM CONTEXTOS CULTURAIS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS

interações com as mães nas atividades remotas durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p40-57

Palavras-chave:

Conhecimentos informais, Numeramento, Matemática em casa.

Resumo

Atualmente vivenciamos um momento histórico no contexto da sociedade em geral onde, frente à pandemia decorrente de COVID-19, muitas ações precisaram ser revistas, aprimoradas e projetadas de forma não presencial. Neste contexto, o objetivo do presente artigo centra-se na possibildiade de diálogo com dados de uma investigação, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sobre práticas/estratégias de numeramento/letramento matemático adotadas por famílias quando do momento de auxílio em tarefas escolares nos anos iniciais, dada implementação do ensino remoto em escolas públicas, particularmente em São Carlos-SP. O referencial teórico abarca estudos do letramento, numeramento/letramento matemático e a necessidade de conhecer contextos específicos em que habilidades e competências matemáticas são recorridas. A metodologia é de natureza qualitativa, de caráter descritivo-analítico, cujos dados são produzidos virtualmente em acompanhamento com as famílias por meio de grupos de WhatsApp e entrevistas virtuais. Dadas possibilidades do trabalho realizado, é possível concluir que: 1) usualmente as famílias recorrem à estratégias de visualização e/ou experimentação informais (ex: palitos, dedos, etc.); 2) há amplo incentivo do cálculo mental com as crianças; e 3) acesso à redes sociais e aos recursos de jogos online para auxiliar na exploração de aspectos na interação criança-mãe.

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Biografia do Autor

Brenda Cristina Antunes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP; Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS. Lídero do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

2021-10-21

Como Citar

Antunes, B. C., & Ciríaco, K. T. (2021). NUMERAMENTO EM CONTEXTOS CULTURAIS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS: interações com as mães nas atividades remotas durante a pandemia. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(2), 40–57. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p40-57

Edição

Seção

Artigos