NUMERAMENTO EM CONTEXTOS CULTURAIS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS
interações com as mães nas atividades remotas durante a pandemia
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p40-57Mots-clés :
Conhecimentos informais, Numeramento, Matemática em casa.Résumé
Atualmente vivenciamos um momento histórico no contexto da sociedade em geral onde, frente à pandemia decorrente de COVID-19, muitas ações precisaram ser revistas, aprimoradas e projetadas de forma não presencial. Neste contexto, o objetivo do presente artigo centra-se na possibildiade de diálogo com dados de uma investigação, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sobre práticas/estratégias de numeramento/letramento matemático adotadas por famílias quando do momento de auxílio em tarefas escolares nos anos iniciais, dada implementação do ensino remoto em escolas públicas, particularmente em São Carlos-SP. O referencial teórico abarca estudos do letramento, numeramento/letramento matemático e a necessidade de conhecer contextos específicos em que habilidades e competências matemáticas são recorridas. A metodologia é de natureza qualitativa, de caráter descritivo-analítico, cujos dados são produzidos virtualmente em acompanhamento com as famílias por meio de grupos de WhatsApp e entrevistas virtuais. Dadas possibilidades do trabalho realizado, é possível concluir que: 1) usualmente as famílias recorrem à estratégias de visualização e/ou experimentação informais (ex: palitos, dedos, etc.); 2) há amplo incentivo do cálculo mental com as crianças; e 3) acesso à redes sociais e aos recursos de jogos online para auxiliar na exploração de aspectos na interação criança-mãe.Métriques
Références
CIRÍACO, K. T.; SOUZA, N. M. M. de. Um estudo na perspectiva do letramento matemático: a matemática das mães. Vidya (Santa Maria. Impresso), v. 31, p. 43-56, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/291/266>. Acesso em: 29, set. 2019.
CORREA, J. A resolução oral de tarefas de divisão por crianças. Estudos de Psicologia, p. 145 – 155, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n1/22390.pdf>. Acesso em: 12, out. 2020.
ESPÍNDOLA, A. L.; SOUZA, N. M. M. de. Contextos e práticas sócio-culturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola. Zetetiké. v. 18, p. 67-87, 2010. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646670/13572>. Acesso em: 14, maio 2020.
FONSECA, M. C. F. R. A educação matemática e a ampliação das demandas de leitura escrita da população brasileira. In: FONSECA, M. C. F. R. (Org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004. p.11-28.
FONSECA, M. C. F. R.; RIBEIRO, V. M. Educação matemática de pessoas jovens e adultas: demandas e contribuições na promoção da apropriação de práticas de letramento. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador – BA, 2010. Disponível em: <http://www.lematec.net.br/CDS/ENEM10/artigos/PA/Palestra7.pdf>. Acesso em: 11, abr. 2019.
GOULART, C. Letramento e polifonia: um estudo de aspectos discursivos do processo de alfabetização. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, set-dez 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a02.pdf>. Acesso em: 20, abr. 2020.
GRANDO, Regina Célia; MENDES, Jaqueline. (Orgs.). Múltiplos olhares: matemática e produção de conhecimento. São Paulo: Musa Editora, 2007.
GUIMARÃES, S. D. Cálculo mental: é possível uma prática pedagógica que favoreça seu desenvolvimento? Boletim Gepem, n. 63, p. 137–149, 2013. Disponível em: <http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2014.039>. Acesso em: 11. out. 2020.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U, 1995.
MATOS, J. F. Educação Matemática e cidadania. Editorial. Quadrante. Vol.11, Nº 1, 2002. Portugal. Disponível em: <https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/289/249>. Acesso em: 23, nov. 2019.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Edições Almedina, S.A. 2020. Disponível em: <https://www.cpalsocial.org/documentos/927.pdf>. Acesso em: 18, maio 2020.
SPINILLO, A. G.; CRUZ, M. S. S. Matemática em casa? Uma análise exploratória das atividades matemáticas realizadas por crianças no ambiente familiar. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. v. 9, N° 1, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/236573/pdf>. Acesso em: 12, out. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ensino da Matemática em Debate 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.