Argumentação no Ensino de Matemática: a produção nacional e a formação do professor que ensina matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p203-229

Palavras-chave:

Argumentação, Matemática, Ensino de Matemática, Estado da arte.

Resumo

Este artigo discute a produção acadêmica brasileira sobre o tema “argumentação no ensino da matemática”. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica do tipo “estado da arte” a partir do tema proposto. Foram investigados trabalhos acadêmicos disponíveis na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2000 a setembro de 2020.  O estudo teve por objetivo identificar os principais focos de pesquisa, tendências e possibilidades de investigação em relação ao tema “argumentação no ensino de matemática”. Além disso, buscou-se, também, estabelecer uma relação do tema com a formação do professor que ensina matemática. O corpus de análise foi composto por 37 trabalhos envolvendo dissertações e teses disponibilizadas na referida base. Como resultado deste estudo, foi possível construir um panorama sobre a produção acadêmica, a nível nacional, através de uma realidade constituída pelo conjunto de trabalhos analisados envolvendo o tema. Nos resultados são apresentados: a descrição da produção nacional com base no ano de publicação dos trabalhos, região geográfica, instituição de Ensino Superior de origem, nível de escolaridade que se vincula/destina o trabalho, bem como o foco temático das pesquisas, as tendências e possibilidades de investigação e a relação destas pesquisas com a formação do professor que ensina matemática.

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Biografia do Autor

Fredy Coelho Rodrigues, IFSULDEMINAS

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Especialização lato sensu em Matemática Superior com ênfase em Análise Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Licenciatura em Matemática pela mesma instituição. Atua como docente do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Passos. Área de pesquisa: Tecnologias no ensino da matemática e formação de professores.

Sivia Regina Vieira da Silva, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Câmpus de Ilha Solteira Faculdade de Engenharia,

Possui graduação em Matemática pela UNESP/Rio Claro, mestrado em Matemática pela USP/São Carlos e doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro. Ministra aulas no ensino superior desde 1996, sendo que, desde 2009, no Departamento de Matemática da UNESP/Ilha Solteira. Possui experiência em cursos oferecidos pela Educação a Distância (EAD) devido à prestação de serviços para a Univesp- Universidade Virtual do Estado de São Paulo realizada em 2019. Suas pesquisas estão relacionadas, desde 2000, com a Formação do Professor que Ensina Matemática e com o Ensino de Matemática e, desde 2019, com o viés da inclusão. Fez parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT (programa de mestrado semipresencial na área de Matemática). É uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GPECIM. Coordenou subprojeto PIBID/UNESP/Ilha Solteira/Matemática de 2014 a 2018 e, coordenou, desde fevereiro de 2019 até fevereiro de 2020 o Núcleo de Matemática/Residência Pedagógica/Rio Claro - Ilha Solteira. Além disso, prestou serviço para a UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo, como docente responsável pela disciplina "Estágio Supervisionado para Licenciatura em Matemática II", que incluiu o planejamento de criação de uma vídeoaula roteirizada sobre Educação Especial.

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Câmpus de Guaratinguetá. Faculdade de Engenharia.

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor Livre-Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 6),no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (Conceito Capes 3) e no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais - Mestrado Profissional da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL/USP (Conceito Capes 3). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.

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Publicado

2021-05-02

Como Citar

Rodrigues, F. C., da Silva, S. R. V., & Monteiro, M. A. A. (2021). Argumentação no Ensino de Matemática: a produção nacional e a formação do professor que ensina matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(1), 203–229. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p203-229

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Artigos