EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PANDEMIA

as movimentações do campo de pesquisa frente ao contexto que se impõe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p157-177

Palavras-chave:

Pandemia da Covid-19, Formação de Professores, Educação Matemática.

Resumo

Este estudo originou-se de nossa perplexidade ao presenciar as transformações que a pandemia da COVID-19 gerou na sociedade. Diversas instituições de ensino tiveram que adequar suas atividades para atuarem de forma remota. Essa é uma das implicações da pandemia, mas ela apresenta diferentes faces. Tecer compreensões sobre elas é objetivo desta pesquisa, trazendo os olhares já lançados pela Educação Matemática. Para tanto, questionamos: como a Educação Matemática configura-se frente a pandemia do COVID-19? Realizamos um estudo bibliográfico retomando as pesquisas produzidas por pesquisadores dessa área durante esse contexto de crise sanitária. Recorremos à fenomenologia como campo teórico/metodológico, com a qual constituímos ideias nucleares, que nos permitiram tecer compreensões sobre a pergunta diretriz. Dentre os olhares lançados pela Educação Matemática destaca-se a ênfase às tecnologias digitais, tendo como fundo as práticas de sala de aula e a formação de professores. Ainda, reafirma-se a relevância do ensino para além da matemática, propondo a tematização da pandemia em sala de aula, para que se possa também desenvolver uma conscientização e uma postura crítica frente a ela e às suas implicações.

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Biografia do Autor

José Milton Lopes Pinheiro, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), campus Rio Claro/SP (2018). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2011). Professor Adjunto na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Líder do Grupo de Estudos em Matemática Pura, Aplicada e Ensino - GEMPAE.

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Publicado

2021-10-21

Como Citar

Silva, F. C., Lima, J. D. N., Alencar, J. C. C., Silva, R. M., & Pinheiro, J. M. L. (2021). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PANDEMIA: as movimentações do campo de pesquisa frente ao contexto que se impõe. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(2), 157–177. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p157-177

Edição

Seção

Artigos